As características imprescindíveis do RH Digital

O RH digital ajuda a melhorar a comunicação com colaboradores, o gerenciamento de dados e o engajamento dos funcionários. Inovação, agilidade e colaboração são componentes críticos de uma estratégia de sucesso.

O departamento de recursos humanos é um dos mais importantes de qualquer empresa e seu gerenciamento tem a complexidade em igual proporção. Administrar pessoas e suas idiossincrasias é um desafio, mas a simplificação dos processos, impulsionada pela inovação, garante melhores resultados na gestão da área. 

Uma dessas soluções é o RH digital, que vem para melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos processos. Suas principais características incluem o uso de tecnologia, automação de processos, acesso remoto, análise de dados, foco no engajamento dos funcionários e flexibilidade. A segurança dos dados também é uma prioridade, com políticas projetadas para se recuperar rapidamente caso algo aconteça.  

Entretanto, como acontece com toda mudança na forma de trabalhar, existem desafios na sua implementação. A própria resistência à mudança por parte de profissionais acostumados a trabalhar com processos manuais e analógicos é o principal. Eles podem acreditar, por exemplo, que a tecnologia vai substituí-los ou que não têm as habilidades necessárias para manejá-la. Outro obstáculo é a desconfiança quanto à privacidade e segurança relacionadas à coleta, armazenamento ou uso de dados pessoais de funcionários em sistemas digitais. 

Para superar essas barreiras iniciais relacionadas à digitalização do RH, a resposta está na educação, treinamento e fornecimento de recursos para os profissionais trabalharem com a tecnologia. Uma cultura que promova o comprometimento com a transformação digital é fundamental para um RH Digital bem-sucedido. Os líderes e colaboradores precisam estar engajados nessa jornada a fim de desenvolverem, juntos, novas soluções e processos. 

Mas é necessário lembrar que apenas a mudança cultural não é suficiente. Um processo eficaz de implementação de RH digital envolve outros elementos, como a utilização da tecnologia certa. As empresas precisam investir em plataformas de software de RH, aplicativos móveis e outras que ofereçam recursos de automação, análise de dados, inteligência artificial, recrutamento, seleção, e por aí vai. A ferramenta também deve integrar todos os sistemas de RH, incluindo folha de pagamento, gerenciamento de benefícios, gerenciamento de talentos e outras áreas relacionadas. A integração permite que as empresas coletem e analisem dados de forma mais eficiente e eficaz.

Evolução e ajustes 

Conforme as empresas passam do processo analógico para o digital, é necessário realizar mudanças significativas na maneira como administram seus colaboradores e recursos humanos. Entre os resultados esperados nessa transição, podemos citar: 

  • Processos automatizados: O fim das operações manuais resultam na redução da carga de trabalho dos colaboradores e aumenta sua eficiência. 
  • Melhoria da experiência do colaborador: Os funcionários, agora tem mais autonomia e controle sobre suas informações. A digitalização possibilita a realização de solicitações, verificação de informações de salário e benefícios, bem como a atualização de suas informações de contato por meio de aplicativos móveis ou plataformas digitais.
  • Big Data e análise de dados: Permite que as empresas coletem e analisem grandes volumes de dados de RH, incluindo informações sobre os colaboradores, como desempenho, engajamento, histórico de emprego e muito mais. Isso possibilita aos líderes de RH tomarem decisões baseadas em dados. 
  • Recrutamento e seleção mais eficientes: A utilização de algoritmos de inteligência artificial para analisar currículos e identificar os melhores candidatos para uma vaga de emprego ajuda a reduzir o tempo e o esforço envolvidos no processo de seleção. 
  • Processo de onboarding ágil: Novos funcionários podem receber documentos eletrônicos, treinamentos e orientações antes mesmo de iniciarem o trabalho. Isso ajuda a garantir que os recém-contratados estejam prontos desde o primeiro dia.
  • Maior engajamento: Por fim, é possível oferecer mais opções e inovação para o desenvolvimento, treinamento, comunicação e colaboração por meio do uso de aplicativos móveis e plataformas. O RH passa a se comunicar com seus funcionários em tempo real, dar feedback e reconhecimento e manter seus colaboradores mais envolvidos e motivados.

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Luiz Miguel Lopes, diretor de Sistemas e Serviços da Green Paperless.

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