Transformação digital em hospital filantrópico no ES: benefícios e segurança à população

Veja como o tradicional Hospital Evangélico de Vila Velha vem inovando seus sistemas para garantir atendimento mais eficiente e seguro aos seus pacientes

O Hospital Evangélico de Vila Velha, no Espírito Santo, completa, neste ano, 50 anos de existência. Mas, mais do que comemorar uma história de tradição em assistência, a instituição celebra sua expansão em direção ao futuro. Assim como vem acontecendo em muitas organizações de saúde que querem e precisam se modernizar, o HEVV iniciou um importante processo de transformação digital, a fim de melhorar o atendimento e acompanhar o progresso da sociedade.  

“Estamos vivenciando um momento de aprendizado e evolução institucional, com muitas inovações e tecnologias. Certamente, este passo será mais um marco do HEVV em prol da saúde no Estado do Espírito Santo”, comemora Eduardo Meiss Vidal, gerente de TI e Central de Cadastros da AEBES (Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense), que administra o Hospital Evangélico de Vila Velha. 

Em parceria com a Green Soluções, a organização vem implementando a Recepção Digital, o Same Digital e o Prontuário Digital.

“O Hospital Evangélico de Vila Velha é filantrópico e realiza mais de 90% dos atendimentos via SUS. Isso significa que ele enfrenta déficit financeiro no orçamento continuamente. Mas, mesmo diante deste desafio econômico, entendemos a necessidade de utilizarmos ferramentas tecnológicas que agilizem os processos e, principalmente, gerem segurança aos pacientes”, conta Eduardo.  

 

Equacionando benefícios e dificuldades

A maior eficiência no atendimento e a mitigação de falhas — questões que, se não buscadas pelos hospitais, podem tanto gerar problemas para o paciente, como para a própria instituição — são, em geral, progressos observados já nas primeiras semanas de implementação de soluções digitais. E com o hospital de Vila Velha não foi diferente. 

Segundo Vidal, a adoção das soluções está gerando retorno positivo à instituição. No entanto, reconhece que ainda há muito trabalho a ser feito em torno da digitalização, sobretudo na questão cultural. Até porque, tudo o que é novo, pode gerar um certo estranhamento e resistência.

“Esperamos que as equipes assistenciais reconheçam cada vez mais a importância da transformação digital como uma ferramenta essencial para o desempenho dos profissionais, com soluções que irão agregar valor a todos os envolvidos neste processo”. 

Eduardo também vê a digitalização na área da Saúde como um caminho sem volta, ainda que muitos paradigmas precisam ser quebrados para que essa transformação avance.

“Entre os benefícios observados até agora, certamente, estão ligados à sustentabilidade (preservação ambiental), agilidade de processos e redução de custos. Mas, entre as dificuldades que enfrentamos com essa inovação, sem dúvida, a maior é a necessidade de quebra de paradigmas”, finaliza. 

Soluções digitais

A redução de custos com a eliminação do papel nas operações é a vantagem que todas as soluções digitais têm em comum. Mas os benefícios vão além. Desmaterializar os processos gera impactos diferentes em áreas diferentes. Conheça, a seguir, um pouco sobre as soluções que o Hospital Evangélico de Vila Velha vem implementando e suas vantagens.

Recepção Digital

Assim que o paciente chega à recepção, seus documentos são escaneados e gerados no sistema hospitalar (HIS). A pessoa, em seguida, deve assinar em um tablet e o documento digital é, então, arquivado na plataforma de gestão de documentos. As vantagens: 

  • Eficiência: torna a admissão do paciente muito mais ágil. 
  • Conforto: em vez de o paciente ter de assinar uma imensa papelada, a assinatura é feita pelo tablet. 
  • Segurança: as informações do paciente são armazenadas no sistema e não ficam em um papel sobre o balcão ou circulando por diversas áreas no hospital. 
  • Redução de erros: como os documentos são ligados ao nome do paciente, o risco de trocar dados é praticamente nulo.  

Same Digital

Por meio dessa solução, os prontuários são digitalizados e indexados na nuvem. Algumas vantagens: 

  • Customização: permite uma configuração feita sob medida, conforme as necessidades do cliente. 
  • Otimização: a solução tem integração com o sistema de gestão do hospital. 
  • Maior espaço: a área que antes era ocupada para abrigar documentos físicos, que necessitam ser guardados por muitos anos, pode ser liberada para outros fins. 
  • Acessibilidade e segurança: encontrar um arquivo é mais prático, sem o risco de ser acessado por pessoas desautorizadas ou de perda de folhas.

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Prontuário Digital

Permite que a instituição de saúde trabalhe com uma certificação única, sem a necessidade de ter várias certificações individuais dos profissionais da área assistencial. Além dessa enorme vantagem, existem outras, como: 

  • Rapidez: a visualização do prontuário é feita por meio de um link direto do PEP do hospital para a plataforma da Green.
  • Integridade: os documentos não podem ser alterados uma vez que a certificação é feita. 
  • Integração: a solução é integrada a outros sistemas de gestão. 

Esperamos que as equipes assistenciais reconheçam cada vez mais a importância da transformação digital como uma ferramenta essencial para o desempenho dos profissionais.” Eduardo Meiss Vidal, gerente de TI e Central de Cadastros da AEBES.

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