Qual o impacto da assinatura digital na rotina e na imagem de uma instituição de Saúde

A solução é uma parte importante da estratégia digital de um hospital, trazendo benefícios para profissionais e pacientes

Por ser um setor crítico da sociedade, a saúde deve manter-se atualizada sobre os desenvolvimentos e tecnologias inovadoras que podem melhorar a qualidade, reduzir custos e tornar a assistência mais acessível. Entre as inovações já disponíveis está a assinatura digital — um instrumento pelo qual um usuário, um site ou uma entidade comprova sua identidade sem utilizar papel

A assinatura digital é uma dessas tecnologias que ajudam a melhorar os processos na área da saúde, fazendo toda a diferença na prestação de serviço, o que refletirá positivamente no bem-estar do paciente, na eficiência operacional e na imagem pública da instituição. Elas são utilizadas em diversas situações, como na emissão de prescrições de medicamentos, prontuários, relatórios de exames clínicos ou de imagem, entre outros. Os pacientes também podem usar a ferramenta para assinar em um tablet oferecido na recepção de seu hospital ou clínica, sem ter de lidar com inúmeras cópias. Ou podem usá-la para outros documentos relacionados ao atendimento remoto. 

Apesar de a cultura do papel ainda ser forte no setor, a desconfiança sobre a solução vem se dissolvendo, à medida que mais empresas passaram a utilizá-la, principalmente com a chegada da pandemia, que restringiu os contatos sociais.

“A legislação brasileira reconhece a validade jurídica da assinatura digital a partir de uma medida provisória de 2001. Sua validade está vinculada à capacidade de comprovar a autenticidade (certeza da autoria) e a integridade (conteúdo livre de adulterações) do conteúdo que foi submetido ao procedimento de assinatura. Uma evidência importante do reconhecimento disso é a modernização ocorrida nos tribunais brasileiros nos últimos anos, com intensa digitalização dos processos jurídicos. Essa modernização só foi possível depois que foi reconhecida a validade jurídica de documentos assinados digitalmente”, explica Renato Machado Costa, professor de Design de Modelos de Negócios e de Metodologia de Pesquisa na FIA Business School, em São Paulo.

Benefícios

Um dos principais ganhos que a assinatura digital entrega é a mobilidade. Por permitir que todos os documentos sejam assinados digitalmente, há economia de tempo, tanto para o paciente quanto para o médico.

"Com a disseminação do atendimento remoto (telemedicina), o envio digital de prescrições e outros documentos digitalmente permite que o paciente tenha acesso às informações sem a necessidade de se deslocar até o consultório", conta Renato Machado Costa.  

A solução também elimina a papelada, que muitas vezes é extraviada em trânsito. O resultado é a utilização mais eficiente dos recursos — com economia visível de gastos em papel e impressão — e menos chance de erro ou má comunicação entre as partes envolvidas em qualquer transação entre elas.  

“Para as organizações de saúde, o que se observa é o aumento da agilidade para os diferentes atores dos processos, com uso das tecnologias envolvidas com a assinatura digital. Tipicamente isso vai acarretar a otimização desses processos, que passam por uma transformação digital, com uso de tecnologias da informação. Um impacto importante é que a organização precisará investir na modernização de seus sistemas e na gestão da mudança, para atravessar esta transição”, conta Renato.

Pacientes

“Outro benefício importante é que, como os documentos estarão digitalizados, será muito mais fácil que possam ser compartilhados entre os diferentes participantes dos processos de atendimento médico. Com isso, em algum tempo, os pacientes não precisarão mais guardar fisicamente seus exames, laudos e outras informações médicas, pois estes poderão residir em algum repositório eletrônico, e ser compartilhados com outras organizações que precisam acessar estas informações”, lembra o especialista. 

A segurança também está entre as vantagens da assinatura digital — ela é feita com uso de tecnologias que garantem a integridade das informações presentes nos documentos eletrônicos. Pode-se considerar que o conteúdo de um documento assinado digitalmente é inviolável, ou seja, sendo o mesmo que estava presente no documento, quando as pessoas o assinaram.

Conheça a solução de Prontuário Digital — Trabalhe com apenas uma certificação e.PJ para a instituição de saúde e acesso do seu HIS todos os prontuários digitalizados. Clique aqui!

 
 

Blog

;