Como a eliminação de papel pode sustentar um bom atendimento na Saúde?

Soluções que envolvem tecnologia e redução de papeis tornam a experiência do usuário mais ágil e otimizam o atendimento médico.

Imagina uma experiência hospitalar em que tudo funciona com agilidade, desde a entrada na recepção, até as autorizações dos procedimentos, protocolos de atendimento, acesso a prontuários, liberação de medicamentos e alta do paciente? Com o auxílio da tecnologia e processos automatizados, esse cenário é possível e já existe em pleno funcionamento. É o caso do Hospital Unimed Caruaru, que optou pelas soluções paperless da Green e gerou uma redução no uso de papel em 90%. 

As soluções da Green compreendem o conceito de gerar documentações já digitais, desde a recepção, até a ponta final, com a liberação do paciente, reduzindo o uso de papel a quase 100% e tornando a experiência do usuário mais ágil, otimizando atendimento, ingressando mais rápido, facilitando a permanência, trazendo o prontuário para o celular do médico, tudo com muita facilidade. Dessa forma, o atendimento além de célere, se torna também seguro, evitando erros médicos e informações soltas no meio do processo.

Tais tecnologias são integradas a um sistema inteligente de gestão de documentos, que envolve todos os processos do hospital, mas exigem uma infraestrutura básica que comporte todos os dados, com hardwares e softwares compatíveis. Para isso, a equipe deve ser treinada a entender e incorporar os benefícios que o hospital digital oferece para a instituição e o dia a dia no trabalho. 

“Os benefícios são inúmeros e vão além do ‘retirar o papel’. Implementar uma cultura paperless dentro da organização, até pelo que já identificamos no dia a dia, é extremamente benéfico pela agilidade e integração dos processos, evitando retrabalhos e manuseio dos documentos, que passam a ser digitais”, explica Genilson Cavalcante, CEO da Green. 

Green Paperless: empresa que promove a Transformação Digital de instituições de saúde através de aplicações em nuvem

Quando se transforma em paperless, por exemplo, um hospital vê suas operações se tornarem muito mais ágeis e eficientes, repercutindo, imediatamente, na qualidade da assistência. Além disso, é um ótimo caminho para a conquista de acreditações e certificações, tendo em vista que a HIMSS (Health Information and Management Systems Society), sendo uma organização certificadora americana, inclui, no nível 7, a mudança para um hospital totalmente digital. 

Dados preciosos

A digitalização impacta também em indicadores, como o tempo médio de permanência do paciente no hospital, redução de eventos adversos, bem como na redução de glosas e aumento de ajustes em conta. O benefício econômico não se limita ao corte de gastos com papel e impressões, mas também incide no faturamento. Outro impacto benéfico é relacionado à segurança.

“O documento físico, em papel, não permite rastreabilidade nem um controle de acesso preciso. Com os documentos digitais, é possível controlar o acesso do que pode ser visto ou não por cada usuário, beneficiando inclusive a segurança daquela informação”, afirma Cavalcante.

Saúde preventiva

Os objetivos de todas as soluções da Green estão pautados na saúde do usuário, que merece receber não somente um atendimento de qualidade, mas também ser ativo na condução da sua saúde, priorizando o autocuidado a partir de experiências tecnológicas de acesso aos documentos onde estão as informações sobre sua saúde. Em poucos anos, a área da saúde será totalmente diferente e lidaremos com o autocuidado e a saúde preventiva de uma nova forma, totalmente integrada e digital.

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