ESG na saúde: um caminho essencial para um futuro melhor

A pauta ESG, fincada em pilares como governança, ambiente e sociedade, é importante para todos os players no segmento da saúde, pois dá sustentação financeira, social e promove mais humanização em ambientes assistenciais.

O setor da saúde, cujo objetivo central é a promoção do bem-estar da sociedade, está diante de um momento importante. A crescente demanda por serviços de qualidade, aliada aos desafios da sustentabilidade ambiental e social, exige uma visão estratégica aprimorada. É nesse contexto que a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) surge como um exemplo, norteando as instituições de saúde para um futuro mais resiliente, ético e humanizado.

Sendo assim, perguntas são necessárias. O que é ESG? Para que serve? Como posso utilizar  ESG na minha instituição? São essas perguntas que iremos responder ao longo deste artigo.

O que é a sigla ESG?

Ainda pouco conhecido fora da bolha dos especialistas, o conceito de ESG é amplo e trata das políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança, temas cada vez mais cobrados pelos clientes e consumidores de todos os segmentos. 

A sigla ESG tem origem na língua inglesa e significa Environmental, Social and Governance, em tradução livre, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. 

Este nome apareceu pela primeira vez em 2004, numa publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Ali, ficou entendido que os princípios de ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos por este Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais. 

O objetivo central do ESG é transformar negócios e envolver a construção de um mundo mais justo, inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta equidade e justiça social. 

No âmbito da saúde, a adoção desses princípios se traduz em diversos benefícios, como a redução de custos e otimização de recursos, melhor qualidade assistencial, construção de boa reputação e melhoria de posicionamento no mercado.

Por conta da gestão eficiente de energia, água e material, as instituições podem gerar economias importantes, criando uma cultura de sustentabilidade financeira e contribuindo com o planeta. Além disso, apoiar a promoção da saúde e o bem-estar dos colaboradores, pacientes e comunidades contribui para um ambiente mais saudável e produtivo, elevando a qualidade dos serviços prestados.

Quando falamos de fortalecimento da reputação e da imagem da marca, significa dizer que a adoção de práticas ESG demonstra o compromisso da instituição com a responsabilidade social e ambiental, atraindo e fidelizando stakeholders como pacientes, profissionais da saúde, investidores e parceiros, aumentando a valoração da imagem, um patrimônio invisível, mas muito relevante. Se posicionar assim gera um impacto positivo que atrai novos talentos, consumidores e investimentos.

Boas práticas ESG em saúde

As boas práticas ESG no segmento da saúde estão relacionadas aos temas ambientais, sociais e de governança. Confira item a item o que você pode fazer na sua instituição.

Ambiental

Quando falamos em meio ambiente, precisamos definir que são práticas diárias para diminuir os impactos negativos no planeta. Dessa forma, todos precisam estar alinhados e empenhados em novas práticas e culturas para fazer uma diferença relevante. A sua instituição, pode, por exemplo:

  • Implementar programas de gestão de resíduos sólidos e líquidos, priorizando a reutilização e a reciclagem.
  • Adoção de medidas de eficiência energética e hídrica, como a instalação de equipamentos eficientes e a utilização de fontes renováveis de energia, como energia solar e programas de eficiência energética.
  • Aquisição de produtos sustentáveis e ecologicamente corretos, priorizando fornecedores com práticas compatíveis com a agenda ESG.
  • Implementar práticas sustentáveis para transformar o seu hospital em um hospital digital.

Confira neste artigo o passo a passo para se tornar uma empresa paperless.

https://greenpaperless.com.br/blog/conheca-o-passo-a-passo-para-se-tornar-uma-empresa-paperless

Social

No âmbito social, a ideia da implementação de práticas ESG se relacionam com o bem-estar das pessoas, sejam elas colaboradores ou pacientes e acompanhantes. As práticas são:

  • Promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores através de programas de ergonomia, ginástica laboral e acompanhamento médico.
  • Implementação de políticas de diversidade, equidade e inclusão, valorizando a pluralidade e construindo um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.
  • Desenvolvimento de ações de responsabilidade social nas comunidades onde a instituição atua, como campanhas de saúde preventiva e educação ambiental.
  • Aplicação de uma boa experiência do paciente.

Aqui neste artigo falamos sobre a experiência do paciente e como as soluções digitais melhoram esta jornada.

https://greenpaperless.com.br/blog/como-solucoes-paperless-melhoram-a-experiencia-do-paciente

Governança

No âmbito da governança, é preciso gerir de forma transparente e eficiente, portanto, há espaço para novas práticas, como:

  • Adoção de um modelo de gestão transparente e ético, com foco na compliance e na prevenção de riscos.
  • Implementação de canais de comunicação eficientes para o diálogo com stakeholders, promovendo a participação e o engajamento de todos os públicos.
  • Criação de um comitê ESG responsável por monitorar e avaliar o desempenho da instituição em relação aos critérios ESG.

A agenda ESG na Saúde

A adoção da agenda ESG nas instituições de saúde não se configura apenas como uma tendência, mas sim como uma prática para a construção de um futuro mais sustentável, resiliente e humanizado. 

Ao abraçar esses princípios, as instituições se posicionam bem no mercado, inovando, lucrando e se preocupando com a transformação positiva do setor, garantindo sua competitividade, reputação e, acima de tudo, o bem-estar da sociedade.

Link útil:

Nesta pesquisa da Anahp, é possível aprofundar a leitura sobre a aplicação da ESG em hospitais e quais são os resultados esperados, por meio da coletânea de 190 práticas já aplicadas.

https://www.anahp.com.br/publicacoes/esg-nos-hospitais-anahp-resultados-e-boas-praticas/

;