Conheça 5 ferramentas para melhorar a Gestão em Saúde
Hospitais e clínicas podem se beneficiar com o uso da tecnologia desenvolvida por especialistas para otimizar recursos e garantir mais resultados
Gerir um hospital ou qualquer uma de suas áreas é um desafio e tanto, dada a complexidade dos processos e a criticidade do negócio, que presume lidar com vidas diariamente, fora todo o malabarismo para manter a saúde financeira e um ambiente acolhedor para as equipes.
Entre os principais desafios, estão a gestão financeira, recursos humanos, fluxo de pacientes, segurança do paciente e a adesão aos avanços tecnológicos. Para a gestão financeira, vale lembrar que há um grande volume de entrada de recursos, mas também de saída, e, assim, o gestor financeiro precisa equilibrar a necessidade de fornecer uma assistência de qualidade ao mesmo tempo, em que controla os gastos.
No tocante aos recursos humanos, é preciso garantir uma equipe assistencial qualificada e treinada para o paciente ser atendido da melhor forma possível. Já sob a ótica do colaborador, precisam ser planejadas e criadas escalas de trabalho, gerenciamento de turnos e treinamento e desenvolvimento de pessoal para manter a motivação e a satisfação.
A gestão eficiente do fluxo de pacientes é também fundamental para evitar a superlotação, minimizar o tempo de espera e otimizar o uso dos recursos hospitalares. Os gestores precisam buscar estratégias para melhorar a triagem, agendamento, admissão, transferência e alta dos pacientes, garantindo uma distribuição equitativa dos recursos e a oferta de cuidados oportunos.
Já a prestação de cuidados de qualidade e a segurança do paciente são prioridades para os gestores hospitalares, que devem implementar políticas e práticas para garantir que os padrões de qualidade e a legislação específica sejam atendidos, os protocolos de segurança sejam seguidos e as medidas de controle de infecções sejam rigorosas.
Quando o assunto é tecnologia, a rápida evolução apresenta tanto oportunidades quanto desafios para os gestores hospitalares. Eles devem acompanhar os avanços tecnológicos, avaliar a relevância e o impacto potencial das inovações e tomar decisões informadas sobre a implementação de novas tecnologias, considerando fatores como custo, interoperabilidade com sistemas existentes e treinamento necessário, mas, principalmente, benefícios para os pacientes.
Esses desafios exigem habilidades de liderança, capacidade de tomar decisões estratégicas, adaptabilidade e uma abordagem colaborativa para envolver as partes interessadas relevantes. Além disso, os gestores hospitalares devem estar atualizados com as regulamentações e políticas de saúde, bem como buscar constantemente melhorias e inovações para enfrentar esses desafios em um ambiente de saúde em constante mudança.
Por esses motivos, acreditamos na importância de contar com a tecnologia para auxiliar os gestores nas boas práticas hospitalares, geração de dados e insights, melhorias dos processos e adesão ao conceito de hospital 100% digital. Aqui estão cinco ferramentas para te ajudar na gestão hospitalar:
1. Prontuário Eletrônico
A assinatura digital é um desafio para muitas instituições de saúde que precisam assinar os prontuários eletrônicos dos pacientes. Com a ferramenta do Prontuário Eletrônico, os médicos têm as suas assinaturas certificadas digitalmente, garantindo a segurança em seus atendimentos.
2. Recepção Digital
A recepção digital é um modelo o objetivo de agilizar o atendimento ao paciente, evitando a espera na fila por uma consulta médica. Na Recepção Digital as empresas podem receber documentos físicos e digitalizá-los: notas fiscais, boletos bancários, contratos, entre outros, e assim, no formato eletrônico, seguem para a nuvem com acesso restrito e possibilidade de rastreamento, garantindo que todos os documentos sejam armazenados de forma segura e acessível. Isso ajuda a simplificar o gerenciamento de documentos e a aumentar a eficiência operacional.
3. Assinatura Biométrica
Já existe uma tecnologia capaz de facilitar a coleta da assinatura biométrica dos pacientes, capturando não somente o desenho, mas também a aceleração, pressão, velocidade, movimento e ritmo da assinatura. Trata-se Assinatura Biométrica da Green Paperless.
Todos esses dados são gerados e enviados para a nuvem, jogando as informações para dentro do documento, com validade jurídica, extremamente segura e eficiente. Ao entrar no hospital, por exemplo, seu paciente pode assinar a guia digitalmente, que já é enviada ao plano de saúde para liberação, e tudo fica em um sistema com fácil acesso.
4. MR Recovery
Criada justamente para que, em casos de pane geral em hospitais digitais, o atendimento médico-hospitalar não pare em nenhum momento. Trata-se de uma sala separada e isolada em que há uma máquina ligada 24 horas, ativada somente em momentos de criticidade. No software, há o registro dos últimos dados migrados para o prontuário, sendo impresso e levado para o atendimento. Assim, a equipe pode dar continuidade ao tratamento. Assim que a infraestrutura for reestabelecida, os dados gerados à mão podem ser enviados para o PEP novamente.
5. Same Digital
O SAME Digital oferece a digitalização de documentos físicos, permitindo que as empresas armazenem e acessem seus documentos de forma eletrônica, com foco na segurança e conformidade, pois a plataforma oferece recursos de segurança para proteger as informações e documentos digitais. Além disso, visa atender a requisitos de conformidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Também pode ser integrado a sistemas e softwares já utilizados pelas empresas, facilitando a adoção da solução e evitando a necessidade de troca completa de infraestrutura.