Como reduzir custos com a documentação hospitalar para agilizar os processos
Se você trabalha no setor financeiro do hospital ou em uma clínica médica sabe o quanto é importante reduzir os custos e agilizar os processos.

No entanto, somente com o controle da documentação hospitalar você conseguirá reduzir custos e agilizar os processos em hospitais e clínicas médicas.
Entretanto, para te ajudar a entender este assunto, preparamos este post. Nele, você vai aprender que reduzir os custos é mais do que evitar perdas financeiras, é tornar a administração do hospital ou da clínica médica mais eficiente. Também vamos falar sobre quais os tipos de custos hospitalares que existem e como reduzi-los para agilizar os seus processos.
E então, ficou interessado (a) no tema do nosso artigo? Acompanhe com muita atenção a leitura!
Por que você deve reduzir custos no hospital ou na clínica médica?
A redução de custos pode começar com a documentação hospitalar. Dá para digitalizar todos os documentos e evitar prejuízos financeiros com papéis desnecessários. Além disso, quando você reduz os custos, você analisa as atividades do hospital que podem influenciar no faturamento final da instituição.
Ou seja, uma gestão de custos eficiente identifica os gargalos da instituição. Você que faz parte do departamento financeiro identifica os problemas relacionados às questões operacionais, atendimento, infraestrutura, etc. Assim, com o controle de dados você reconhece as áreas que precisam ser fortalecidas para gerar bons resultados.
Contudo, com as informações em mãos, você poderá tomar decisões estratégicas e evitar as perdas financeiras para o hospital.
Quais os tipos de custos que existem?
Custos fixos
Você que trabalha com o financeiro já sabe o que são custos fixos, não é verdade? São os que não alteram e se mantém mesmo que você não tenha uma produção. Vamos imaginar que o hospital tem 30 pacientes. Ele gasta com infraestrutura, iluminação e segurança. Os custos que você terá com tudo isso serão os mesmos naquele mesmo período. Portanto, serão custos fixos.
Custos variáveis
São custos cujo valor se altera quando você aumenta ou diminui os serviços prestados. Os gastos relacionados com o aumento no número de filmes radiológicos utilizados é um grande exemplo.
Você também pode classificar os custos como diretos e indiretos. O primeiro são identificados no produto ou serviço. Você sabe qual é a quantidade consumida ao observar o serviço que está sendo prestado. Um bom exemplo são os medicamentos utilizados e a quantidade de tempo dos profissionais envolvidos no atendimento do usuário.
Já os custos indiretos são os que você não identifica diretamente com o serviço prestado. Um exemplo é a iluminação do centro cirúrgico.
Como reduzir custos e agilizar os processos em hospitais e clínicas?
Conte com a tecnologia
Você pode contratar uma empresa que usa a tecnologia para eliminar o papel. Esse tipo de organização agiliza e proporciona a segurança em seus processos. A Green Soluções é um bom exemplo. Ela captura e armazena digitalmente toda a documentação hospitalar numa única plataforma de dados.
Esse canal é integrado a qualquer software de gestão, o que facilitará o seu trabalho. As informações são disponibilizadas em arquivos digitais que são acessíveis de forma rápida e segura em tablets, smartphones e computadores.
Digitalize os documentos físicos
A plataforma Green também digitaliza seus documentos físicos. Assim, você economiza com gastos desnecessários. Além disso, você conta com contratos digitais e uma visualização compartilhada com os fornecedores via web. Você também tem uma visualização de contratos com chamada integrada ao software do cliente e uma geração e gestão digital de contratos.
Tenha nota fiscal digital
A nota fiscal eletrônica digitaliza a nota fiscal física. Ela também é capturada na recepção. Desta maneira, você implanta regras no seu negócio para realizar pagamentos dos fornecedores e informações no sistema de contas a pagar.
Converse com os diretores sobre a contratação e dispensa de funcionários
Converse com os diretores do hospital sobre a contratação e dispensa de funcionários. Coloque tudo na ponta do lápis. Saiba que muitas vezes é caro para qualquer unidade médica demitir ou contratar um colaborador. No caso da demissão, você terá que arcar com a rescisão do contrato. Já quando falamos em admissão, terá que dispor de recursos financeiros para treinar o colaborador. Portanto, reflita sobre isso tudo na hora de reduzir os custos.
Como você pode ver, você pode reduzir custos com a documentação hospitalar para agilizar os processos no hospital. Para isso, basta digitalizar seus documentos e contar com profissionais capacitados para te auxiliar.
