Além da Economia de Custos: Os Impactos Inesperados da Transformação Digital Paperless

Conheça novos benefícios da adoção do conceito paperless na sua empresa que, para além da economia financeira, trazem vantagens diretas na experiência do paciente

A utilização do conceito paperless é uma realidade que já caminha bem no setor de saúde, mas ainda tem muito a expandir. Mudar para um ambiente 100% digital traz benefícios significativos não somente para a gestão e o fluxo dos processos, mas também para o paciente. Exemplos não faltam, como economia de custos e eficiência operacional. No entanto, existem também alguns impactos positivos inesperados que podem ser alcançados com a adoção de soluções paperless. Confira cada um deles neste artigo:

Melhoria da experiência do paciente

Com sistemas de registro eletrônico de saúde, os médicos e o corpo clínico podem acessar qualquer prontuário de forma rápida e fácil, de qualquer lugar. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de espera nos consultórios médicos e melhorar a comunicação entre os pacientes e seus fornecedores de cuidados de saúde. Além disso, com a assinatura e a recepção digital, o tempo de espera para iniciar o atendimento também é reduzido. Pesquisas inclusive apontam que, quanto melhor o paciente é atendido desde a recepção, menos tempo de internamento ele leva.

Tomada de decisão mais informada

A transformação digital paperless também pode ajudar hospitais e clínicas a tomarem decisões mais informadas, baseadas em dados. Com acesso rápido a qualquer informação, é possível identificar tendências e padrões que podem não ser visíveis nos registros em papel. Isso pode levar a diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes.

Colaboração interdisciplinar facilitada

O paperless também pode facilitar a colaboração interdisciplinar, com sistemas integrados. Dessa forma, os provedores de cuidados de saúde podem compartilhar informações de forma rápida e fácil, melhorando a coordenação do cuidado e reduzindo eventos médicos desfavoráveis.

A Green pode te ajudar

A transformação digital paperless é uma mudança importante que traz benefícios significativos para o setor de saúde. Além dos óbvios benefícios de economia de custos, a adoção de soluções paperless também pode melhorar outros aspectos na gestão e na experiência de quem é atendido.

Se sua organização está considerando a transformação digital paperless, aqui estão algumas perguntas-chave para obter o máximo de benefícios:

  • Quais são suas necessidades atuais?;
  • Quais são os seus maiores desafios?;
  • Quais são seus objetivos de transformação digital?;
  • Defina uma estratégia abrangente;
  • Saiba que é um processo contínuo que exigirá tempo e dedicação;
  • Invista em treinamento e suporte;
  • Contrate empresas especializadas.

Com planejamento e execução cuidadosos, a transformação digital paperless pode ajudar sua organização a melhorar a eficiência, a qualidade do cuidado e a experiência do paciente.

Valorização no mercado

Com a pegada sustentável, além dos benefícios acima, também podemos trazer que a economia verde pode trazer valor agregado da marca. A empresa paperless atende a essa demanda e tem destaque no mercado financeiro.

Segundo uma pesquisa da Federação de Indústrias do Estado do Paraná, a FIEP, 87% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, um índice na bolsa de valores brasileira destaca as instituições que são referência em sustentabilidade nas suas práticas internas e externas (Índice de Sustentabilidade Empresarial da Ibovespa - ISE B3), ou seja, tais empresas têm valor de mercado maior do que as que não adotam medidas sustentáveis em suas atividades.

Fica claro, então, que implantar o paperless faz diferença no modo como os consumidores e até mesmo o mercado enxergam a organização, trazendo oportunidades novas para conquistar e fidelizar clientes.

Blog

;