Unimed Piracicaba digitaliza processos e alcança sucesso com as soluções Green

Referência no interior paulista, instituição é cliente da Green desde maio de 2022

A quantidade de assinaturas e de análises em formulários físicos, feitos em papel, tem despontado como um grande desafio em instituições de saúde, além de ser uma fonte de gastos financeiros e de retenção de tempo. Para mudar isso a tecnologia aparece como alternativa para os hospitais. Um exemplo de sucesso disso é a Unimed Piracicaba, que mudou de realidade após implementar as ferramentas da Green Soluções Sem Papel.  

Cliente desde 11 de maio de 2022, a instituição iniciou a implementação das soluções Recepção Digital e da Assinatura Biométrica. Ainda em processo de inovação, a Unimed já consegue ver que o cenário de alguns meses atrás mudou completamente: introduzir uma solução mexeu em estruturas sistêmicas, fazendo a organização rever seus processos de trabalho.  

O que era feito no papel passou a circular pelo tablet, smartphone ou computador.  

"Havia muita gente trabalhando em prol do trajeto dessa papelada. A secretária de posto que juntava os papéis, levava para o faturamento, que juntava as informações e levava para o sistema. Isso acabou. Agora é tudo online. Não tem mais morosidade”, afirma Thalita Fermino, coordenadora de Inovação da Unimed Piracicaba. 

Transformar processos analógicos em digitais gerou muito mais que desafios: trouxe, também, a oportunidade de aprendizado e crescimento, como tem acontecido com todas as instituições de Saúde que decidiram inovar com a ajuda da tecnologia.  

Antes, a Unimed utilizava processos manuais. Nos guichês, os atendentes abriam a ficha do paciente, imprimiam diversos documentos e davam para a pessoa assinar. Isso mudou com as soluções da Green. Agora tudo é feito virtualmente, com login na impressora e o fluxo através do tablet e na caneta do aparelho. 

Com a solução Recepção Digital, todos os documentos trazidos pelo paciente são fotografados via tablet, indexando as principais informações, tudo isso de forma integrada com o HIS da unidade de saúde. O processo elimina a necessidade de impressão e possibilita o acesso facilitado aos documentos, com busca por palavras-chave ou código de atendimento.  

A Assinatura Biométrica, por sua vez, torna a assinatura, que seria no papel, sendo realizada através de um tablet. Guias, termos e contratos gerados na recepção passam a circular em ambiente virtual, economizando insumos e tornando o processo ágil. 

“Tivemos uma otimização do tempo para consultar os documentos após as assinaturas e unificação das informações em um único relatório para impressão em fila virtual. Tinha muito checkpoint, eu nem imaginava. Tem uma pessoa que abre o atendimento a cada plantão. Antes, ela analisava aquele monte de papel, um por um, para ver se estavam todos assinados”, explica Thalita. 

Transição 

Toda mudança em uma organização traz desafios e uma adaptação à nova cultura digital. Foi necessário um projeto que dialogasse com os profissionais, que antes utilizavam fichas e formulários impressos.  

"A Green Soluções foi muito resoluta em entender e resolver tudo, vestindo a camisa com a gente para conseguir estabilizar a aplicação. Hoje, não temos mais interrupções", diz a gestora.  

Para os pacientes foi feito um plano de comunicação nas redes sociais e na mídia local, além de folders explicando a mudança durante os 15 primeiros dias da solução. Os "multiplicadores" também abordavam as pessoas no pronto atendimento, para explicar a inovação e ajudar a equipe da recepção. "O impacto foi muito positivo. As pessoas ficavam felizes de assinar no tablet, sem precisar do antigo monte de papel”, completa. 

Futuro 

Este foi apenas o início da parceria entre Unimed Piracicaba e Green. A missão para o futuro é tornar a jornada do paciente 100% digital, trazendo benefícios para quem é atendido e também para o profissional de saúde 

“Queremos ampliar o acesso digital para as outras origens de recepção, que compõem outros serviços: internação, serviços cardiológicos, serviços de imagem, além da tenda de sintomas gripais, que montamos por conta da Covid-19. Aí a gente finaliza o projeto com 100% da recepção digital implantada”, encerra Thalita.  

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