Tecnologias paperless reduzem o impacto ambiental e promovem a sustentabilidade financeira

Quanto mais empresas aderirem ao 100% digital, melhor para o planeta e para as próprias instituições

Empresas de diversos segmentos têm se preocupado com o futuro do planeta. Neste sentido, podemos entender que a Terra vem sofrendo com o aquecimento global e as inúmeras alterações climáticas. Um novo estudo publicado na revista científica The Lancet projeta um aumento de 370% nas mortes anuais causadas pelo calor. 

Investir em tecnologias paperless, além de reduzir o impacto ambiental, também pode proporcionar vantagens econômicas e de responsabilidade corporativa para as organizações do setor da saúde. O paperless ajuda a reduzir os custos operacionais, principalmente com impressão, armazenamento e descarte de papel. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação (Abipti), as organizações que investem em soluções paperless podem economizar até 20% dos custos operacionais relacionados ao papel.

Em termos de responsabilidade corporativa, as que adotam tecnologias paperless demonstram seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, melhorando a imagem da empresa e aumentando a satisfação dos clientes e stakeholders.

Resumo: Implementar o paperless reduz impactos ambientais, melhora a lucratividade e a imagem da empresa

Tecnologia paperless e o cenário ambiental

É evidente o impacto significativo que a Terra vem enfrentando, manifestado pelo aquecimento global e pelas inúmeras mudanças climáticas que presenciamos. Mas o que de fato as empresas podem fazer para mudar este cenário? Uma das opções que traz conforto ambiental e ainda reduz os custos, melhorando as estratégias do negócio, é o uso do paperless.

Trata-se da substituição do papel nas organizações por tecnologias que facilitam todos os processos e tarefas. Ao invés do papel, são utilizados softwares e equipamentos que centralizam as informações, tornam os dados mais seguros e os acessos são realizados de forma inteligente e rastreada. Com isso, há redução de custos com papéis e impressoras, diminuição da perda de documentos e mais segurança em todos os processos.

Estima-se que, anualmente, os hospitais e clínicas em todo o mundo produzem cerca de 1,5 milhão de toneladas de resíduos de papel, o que gera a emissão de cerca de 10 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. O impacto negativo é amplo e também complexo. 

Em primeiro lugar, o papel é um recurso natural não renovável, cuja extração e produção consomem grandes quantidades de energia e água. Em segundo lugar, a fabricação de papel gera resíduos tóxicos que podem poluir o meio ambiente. Em terceiro lugar, o descarte de papel pode contribuir para a formação de aterros sanitários, que são fontes de gases de efeito estufa. 

As tecnologias paperless são uma solução eficaz para reduzir o impacto ambiental gerado durante as operações do segmento da saúde. As organizações que investem nessas tecnologias podem contribuir para a proteção do meio ambiente, melhorar a eficiência e a produtividade, reduzir os custos operacionais e demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade.

Paperless é tendência em hospitais

A adoção de tecnologias paperless é uma tendência crescente, pois permite a digitalização de documentos, processos e procedimentos, eliminando a necessidade de papel. Os benefícios são a redução do impacto ambiental, melhoria da eficiência, diminuição de custos e mais segurança.

Cada vez mais, as organizações estão investindo nessas tecnologias para minimizar impactos ambientais e promover a sustentabilidade. Alguns hospitais já conseguiram 100% de digitalização e outros estão quase lá. O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, implementou um programa de digitalização de documentos que permitiu reduzir o consumo de papel em 70% e o Hospital Albert Einstein, também em São Paulo, implementou um sistema de prontuário eletrônico (PEP) que permitiu eliminar o uso de papel no atendimento aos pacientes.

Unimed Ribeirão Preto reduz o uso de papel e potencializa atendimento na recepção com as soluções Green

A substituição do papel traz muitos benefícios para a instituição e um exemplo de unidade de referência que aderiu às soluções digitais foi a Unimed Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A organização passou a adotar a Recepção Digital e Assinatura Biométrica da Green Paperless. Dessa forma, foi implementada mais a organização do Pronto Atendimento e na documentação dos pacientes, afinal, são cerca de 20 mil documentos digitalizados, por mês, na unidade. 

;