Qual o papel das Health Tech pós Covid?
Você sabe qual é o papel das health tech pós Covid? Elas servem para solucionar problemas de saúde por meio da tecnologia.
Você sabe qual é o papel das health tech pós-Covid? Elas servem para solucionar problemas de saúde por meio da tecnologia. A health tech nada mais é do que uma ferramenta que funciona a favor da saúde, desde a prevenção até o tratamento hospitalar.
Segundo dados da Startupbase, no País há 353 startups especializadas em health tech. Só no estado de São Paulo, concentram-se 34,8%. São empresas que usam a tecnologia para salvar vidas. Por isso, têm um papel muito importante pós-Covid. Quer entender qual é esse papel? Siga com a leitura do artigo!
O que muda pós-Covid para as instituições de saúde?
Com a pandemia da Covid-19, a tecnologia mostrou-se importante no diagnóstico rápido do paciente. Assim, alguns sistemas que o paciente tinha acesso apenas presencialmente, foram acessados de qualquer dispositivo cadastrado. Com isso, as equipes médicas tiveram agilidade e segurança para diagnosticarem pacientes, em um cenário onde as pessoas estavam em isolamento social.
No entanto, o que mudou? Veja abaixo:
Diagnóstico médico
Com o sistema na nuvem, as instituições de saúde conseguiram rastrear as demandas e facilitar os laudos médicos para diferentes especialistas. Assim, foi possível ter uma segunda opinião de um especialista sem depender de uma conexão física, ou seja, estar no mesmo lugar que outro profissional de saúde e o paciente.
Modalidade RIS e PACS
Mudou o modelo de aquisição de tecnologia. Antes, os hospitais investiam em software e hardware como bens de capital, em um modelo conhecido como Despesas de Capitais. Hoje, a gestão do centro de medicina diagnóstica opta pelo sistema em nuvem em formato de Despesas Operacionais. A mudança proporcionou economia e uma boa infraestrutura para as instituições de saúde.
Gestão do Centro de Medicina Diagnóstica
O papel das healt tec pós-Covid também é importante para a gestão do Centro de Medicina Diagnóstica. Diversas empresas se preocuparam em proteger seus colaboradores e aderiram ao home office. Ao estarem na nuvem, os sistemas RIS e PACS permitiram que os profissionais de diversos setores realizassem várias atividades como: compras e faturamento.
E a telemedicina, como ficou?
Em 2020 foi publicada a Portaria nº 467 determinando que as ações de telemedicina de interação à distância contemplassem o atendimento pré-clínico. A mesma Portaria também incluiu o atendimento pré-clínico e de suporte assistencial, assim como o monitoramento e o diagnóstico. Também foi incluída a teleconsulta.
Além disso, dias antes de sair a Portaria, o Conselho Federal de Medicina aprovou as seguintes modalidades de telemedicina:
- Teleorientação: o profissional que orienta e encaminha os pacientes para as consultas presenciais;
- Telemonitoramento: acompanhamento a distância dos pacientes;
- Teleconsultoria: quando o profissional pede opinião de outro especialista.
O que pode acontecer com a telemedicina?
O contato dos profissionais de saúde com a telemedicina é importante para mostrar os benefícios desta modalidade. Entre eles, podemos citar:
- Atendimento de pacientes em áreas menos acessíveis;
- Substituição de um retorno de consulta;
- Aumento do acesso dos pacientes aos recursos;
- Aumento do número de pacientes atendidos pelos profissionais atuando em hospitais e clínicas médicas;
- Economia para as instituições de saúde.
Agora você entendeu o papel das health tech pós-Covid, não é mesmo? Comece a inserir a tecnologia no hospital, na clínica médica ou no plano de saúde e se prepare para as mudanças que já estão por aí!