Os benefícios da auditoria digital potencializados pelo compliance

Quando aplicado de forma correta junto à auditoria médica, o compliance torna-se uma maneira eficaz de blindar a instituição, uma vez que seus processos se tornam mais transparentes e auditáveis

O sistema de automação e digitalização na Saúde ganhou um grande impulso durante a pandemia, quando os serviços desse segmento enfrentaram desafios enormes para assegurar atendimento rápido. A evolução no setor teve de acontecer em meio a uma grande crise. Entretanto, comprometer-se com a celeridade na assistência também envolve uma série de medidas fundamentais para garantir a segurança do paciente em todos os âmbitos – dos seus dados ao seu bem-estar.  

Neste sentido, as organizações de Saúde confiam no compliance, um conjunto de disciplinas dedicadas ao cumprimento de normas legais e regulamentares, como aliado da auditoria médica digital, a fim de garantir a qualidade e integridade dos dados de seus pacientes. Estar em conformidade também é uma boa oportunidade de ter, constantemente, uma imagem clara de que a empresa está seguindo suas próprias políticas e procedimentos. Quando usada em conjunto com as melhores práticas do setor de compliance, a auditoria digital é eficaz para identificar padrões e fraquezas que poderiam estar relacionados à segurança do paciente ou à eficácia institucional. 

A importância da digitalização no cumprimento das leis 

A necessidade de utilizar ferramentas tecnológicas integradas aos diversos setores de um hospital se faz cada vez mais presente. “Nem sempre é possível a digitalização de todos os dados na auditoria médica, pois muitos casos dependem da tomada de decisão do profissional no ato do atendimento. Porém, diversos procedimentos, como organização, análise e síntese de dados e de documentos contábeis, ou mesmo processamento de pedidos médicos, podem ser concluídos com rapidez com o sistema digital”, diz Camila Rodrigues de Almeida, médica urologista, professora universitária e diretora-técnica da True Auditoria, empresa especializada em auditoria, compliance e consultoria em Saúde.  

Além de proporcionar um atendimento mais humanizado devido ao desempenho dos colaboradores, a digitalização na Saúde diminui os riscos de eventuais erros no registro de informações, proporcionando mais segurança nos dados pessoais e de saúde.

“A validação inteligente dos processos também reduz a inclusão de documentos que não estejam em conformidade com as regulamentações vigentes. Com as normas de compliance, distribuídas por meio de documentos como o ISO 32000 e assinatura eletrônica ICP Brasil, esse sistema funciona como um protocolo eletrônico de entrega e de leitura dos documentos”, explica a médica Camila Rodrigues de Almeida

O papel do compliance na digitalização 

Segundo Ademilson Costa dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Compliance em Saúde (Abracos), com o avanço da digitalização na auditoria médica, é possível obter uma capacidade analítica mais rápida e fidedigna que promove um olhar mais abrangente e guiado por evidências ao setor de Saúde a partir de um cenário mais dinâmico e atual.  

“O emprego de tecnologias em clínicas médicas, hospitais e centros de diagnósticos possibilitou a consolidação de novos hábitos na área da Saúde. Atualmente, é possível estruturar o histórico médico, prever reinternações, reduzir custos e integrar dados para a formulação do prontuário do paciente de forma automatizada”, diz Ademilson Costa dos Santos.  

A atuação do compliance, neste aspecto, ajuda a dar uma direção a várias operações de auditorias, ao verificar se as práticas estabelecidas estão em conformidade com decretos, normas, atos e portarias, tanto das instituições de saúde quanto em relação a terceiros, como fornecedores, por exemplo. E, devido ao gigantesco fluxo de informações vindas de diversas fontes (internas e externas), a auditoria digital viabiliza o cruzamento dos dados, procurando os que fogem aos padrões estabelecidos. “Desse modo, é possível mapear os processos realizados de forma eficiente, permitindo implementar padrões cada vez mais eficazes, de acordo com a realidade operacional da instituição”, conta Ademilson.  

Os desafios da auditoria digital para o compliance 

De acordo com Lucas Jacomassi, membro do conselho fiscal da Abracos, é possível citar diversos exemplos de desafios que a auditoria digital apresenta para a função de compliance, como o gerenciamento dos riscos no ambiente digital interno e externo; a análise e desenvolvimento do padrão e complexidade do trabalho realizado observando a legislação pertinente e órgãos reguladores; a elaboração de políticas internas condizentes ao dia a dia do profissional, dentre outros. 

“Para superar, de forma geral, os desafios que o novo traz, é de vital importância que haja treinamentos que conduzam o profissional dentro da instituição, observando a realidade operacional e o grau de exigência que recaem sobre ele. Uma instituição com elevada maturidade em seu setor de compliance terá mais facilidade a partir do correto gerenciamento dos riscos, análise de oportunidades e ameaças geradas a partir da implementação da auditoria digital de forma mais rápida e eficaz”, finaliza Lucas Jacomassi

;