MR recovery: segurança para não perder documentos em momentos de pane

Neste artigo, vamos apresentar a solução MR Recovery e desenhar o seu funcionamento, pois, nos momentos de crise é preciso dar continuidade ao atendimento do paciente.

Com o intuito de evitar interrupções no fornecimento de tratamentos essenciais aos pacientes, a Green Paperless oferece uma solução conhecida como MR Recovery, que permite a cópia e impressão dos prontuários dos pacientes mesmo quando há falhas nos sistemas.

O MR Recovery desempenha um papel crucial ao garantir a integridade dos documentos hospitalares, a exemplo dos prontuários eletrônicos do paciente. Ela assegura que o atendimento não seja comprometido ou interrompido por eventos inesperados, garantindo a continuidade dos cuidados médicos-hospitalares. 

Imagine a situação na qual um gestor hospitalar se vê diante de uma falha geral na infraestrutura de TI do hospital, que opera sem uso de papel, com todos os colaboradores adaptados ao uso do Prontuário Eletrônico do Paciente. De repente, a rede cai, e surge a preocupação: e os pacientes?

Sem o acesso ao prontuário, o médico não pode fazer a evolução, o enfermeiro não pode realizar a medicação e o paciente não receberá o tratamento adequado. Felizmente, existem estratégias e tecnologias disponíveis para lidar com problemas como esse.

Uma das soluções oferecidas pela Green para enfrentar situações de falha geral é o MR Recovery, desenvolvido especificamente para garantir que a assistência aos pacientes não seja interrompida em hospitais totalmente digitais.

Mas como funciona o MR Recovery?

Quando ocorre uma falha geral e o hospital perde acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente e outros dados essenciais, o MR Recovery entra em ação. Trata-se de um sistema de crise instalado em cada unidade de assistência equipada com a solução MR Recovery local. Por exemplo, pode haver um na UTI e um na enfermaria, por exemplo.

O sistema automatizado importa de pouco em pouco tempo, a última versão do PEP válida do paciente, e mantém a cópia em uma máquina com nobreak, preservando a documentação em um ambiente seguro e isolado, permitindo assim a rápida recuperação dos dados.

O processo de ativação funciona da seguinte maneira: uma pessoa autorizada e devidamente treinada abre uma caixa lacrada, retira o usuário e senha previamente impressos e realiza o login no sistema.

Por meio do software, é possível acessar os últimos dados migrados para o prontuário, que são impressos e já seguem para a unidade de assistência, dando continuidade ao atendimento. Dessa forma, a equipe médica pode continuar o tratamento sem interrupções. Todo o processo é realizado de forma contingencial, com o preenchimento de formulários previamente impressos.

Assim que a infraestrutura for restabelecida, os dados registrados manualmente podem ser reintegrados ao Prontuário Eletrônico do Paciente.

Para hospitais digitais, manter o MR Recovery é de extrema importância, pois garante que os pacientes não sofram nenhum prejuízo em seu atendimento, ao mesmo tempo em que permite que o hospital continue avançando em direção a certificações importantes, como a acreditação hospitalar e selos relevantes, como o HIMSS.

MR Recovery e o HIMSS

O HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), organização sem fins lucrativos que promove a digitalização da saúde em todo o mundo por meio da tecnologia, recomenda a existência do MR Recovery nos hospitais. Mas, a Green Paperless orienta que todos os hospitais digitais utilizem esta solução para o cuidado de excelência com o paciente, independentemente da intenção de obter certificações.

Conheça mais sobre o MR Recovery aqui.

https://www.greenpaperless.com.br/solucao/mr-recovery

 

;