Mercado paperless cresce e empresa verde tem apoio dos consumidores

Apostar no marketing positivo ancorado pelas pesquisas de mercado é um diferencial na sustentabilidade financeira das instituições

Uma pesquisa realizada pela Global Consumer Insights Pulse Survey, com 8,7 mil consumidores em 22 países, inclusive o Brasil, indicou que 50% dos consumidores dizem comprar produtos de empresas que são conscientes e solidárias em proteger o meio ambiente. O dado indica que as reduções de consumo de papel são um importante reforço de marketing positivo.

Encomendada pela Unilever, outra pesquisa revelou que 85% dos brasileiros preferem marcas positivas para o meio ambiente. Realizada pela Europanel, com 20 mil pessoas em cinco países, também estima que há oportunidade estimada de €966 bilhões para marcas com responsabilidade ambiental.

O que todas essas pesquisas têm indicado é que existe uma grande oportunidade de negócio para as companhias que investem em responsabilidade ambiental, projetando aumentos reais em suas receitas.  

Perdas reais 

E, em todo o mundo, aproximadamente 3% do lucro das empresas é destinado a papel, impressão, armazenamento e manutenção de documentos, segundo pesquisa da empresa de consultoria Gartner. Além disso, 50% dos desperdícios das empresas são em papel.

Além da questão ambiental e do lucro, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Gerenciamento de Documentos (ABGD), os gestores de uma companhia perdem uma média de quatro semanas, por ano, na tarefa de procurar informações em documentos físicos, e 7,5% do total de um expediente, todos os dias, é despendido nesta função. Além disso, a pesquisa aponta que as empresas perdem de 3% a 5% de seus arquivos físicos anualmente.

Estudo aponta crescimento de 10% para o paperless

O IDC Brasil estima que o mercado paperless brasileiro chegue a R$ 10 bilhões até o final de 2023. O estudo foi publicado no início do ano e projeta um crescimento em taxa média anual de 10% entre 2023 e 2025, impulsionado pela adoção de tecnologias digitais, a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e a demanda por soluções mais eficientes e econômicas.

Entre os segmentos avaliados, o que mais deve ter novos contratos é o de gestão de documentos, com uma participação de mercado de 55%. O segmento de digitalização de processos terá uma participação de mercado de 30% e o segmento de comunicação digital terá uma participação de mercado de 15%.

Impulsionamento

Os principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado paperless, segundo estudo da McKinsey & Company, publicado em 2023, no Brasil são:

  • Avanços tecnológicos: o desenvolvimento de novas tecnologias, softwares e soluções, como a computação em nuvem e a inteligência artificial, está tornando o processo de digitalização mais fácil e acessível.
  • Preocupações ambientais: a crescente preocupação com a sustentabilidade está levando as empresas a reduzir o uso de papel.
  • Melhorias na produtividade: as soluções paperless podem ajudar as empresas a melhorar a produtividade e reduzir custos.

Por fim, o mercado paperless no Brasil tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos. À medida que as empresas continuem a investir em soluções paperless, o uso de papel deve continuar a diminuir, o que trará benefícios para o meio ambiente, as empresas e a sociedade.

Em hospitais e clínicas do segmento de saúde, por exemplo, é possível diminuir drasticamente o consumo de papel, a partir do uso de diversas tecnologias que asseguram a digitalização dos documentos e a segurança do acesso e dos prontuários médicos, tornando as instituições 100% digitais.

Como implementar o paperless

Trata-se de um processo gradual que requer planejamento e dedicação, com benefícios financeiros e de marca. Converse com nossos especialistas e saiba mais como investir nas soluções paperless da Green.

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