Jornada do Paciente: O que é e qual a sua importância?

Saber o que é a jornada do paciente é entender as etapas que as pessoas percorrem até chegarem às instituições de saúde. No entanto, se você tem dúvidas sobre o que é a jornada e qual é a sua importância, continue com a gente neste artigo.

Nele, você vai aprender tudo sobre o assunto para oferecer a melhor experiência ao paciente que procura pela assistência de sua clínica médica. 

O que é a jornada do paciente? 

A jornada do paciente é o caminho em que ele passa para ser atendido em um serviço de saúde. Ela abrange desde o reconhecimento do problema, o envolvimento do paciente com a instituição de saúde até o seu retorno. Ela também se refere aos hábitos de consumo do público-alvo da instituição e mostra a experiência do consumidor. 

Quais os passos da jornada do paciente?

Confira alguns passos para você entender a jornada do paciente.

 

Conscientização sobre sua saúde 

Esta fase é marcada pela necessidade que a pessoa vê em ter que procurar uma assistência em saúde. Portanto, ela faz pesquisas online ou busca informações com amigos e familiares sobre o hospital ou a clínica médica que atende suas necessidades.

 

Consulta e avaliação

Nesta fase o paciente já escolheu a clínica ou o hospital. Por isso, a hora é oferecer o atendimento médico. Também é importante ter um acompanhamento com um especialista para que o paciente se sinta realmente seguro.

 

Exames complementares 

Após o primeiro contato com o médico, chegou a hora de pedir os exames complementares para saber o que de fato tem o paciente. A dica é pedir apenas o necessário, mas exames que o profissional sabe que vão mostrar o que realmente precisa ser revelado.

 

Adesão ao tratamento 

Exames em mãos e diagnóstico fechado, o médico poderá indicar o tratamento adequado para o paciente. Por isso, o tratamento poderá ser medicamentoso ou não. Agora, o profissional de saúde deverá ter uma boa comunicação com o paciente para que ele aceite a se tratar.

 

Mudança de hábitos

Muitas vezes para ter sucesso no tratamento médico é necessário adquirir novos hábitos. Um exemplo é um paciente com diabetes. A primeira atitude é ele mudar de vida e cortar o açúcar da sua alimentação, certo?

Confira 3 dicas para melhorar a jornada do paciente na sua clínica

1. Pense em seus diferentes tipos de pacientes  

Pense nas pessoas que você atenderá diariamente:

  • Como é o paciente?
  • Ele fica nervoso com a presença do médico?
  • É ansioso e tem medo de fazer exames? 

Você precisa conhecer o paciente para oferecer o atendimento adequado e fazer uma análise correta de quem procura pelo serviço da sua clínica. Assim, você terá uma comunicação mais assertiva nas redes sociais e até em seu blog. 

Outra dica é conhecer a faixa etária do paciente. Esta etapa é importante para adaptar a sua rotina de trabalho com o atendimento que a pessoa que procura pela assistência médica precisa.

 

2. Melhore a sistemática da sua clínica 

É importante melhorar os processos em sua clínica. Hoje você deve reduzir o tempo de espera do paciente na fila de atendimento e priorizar a satisfação dos clientes. Afinal, muitos pacientes esperam por uma assistência rápida e eficaz.

 

3. Usando a tecnologia para melhorar a jornada do paciente 

Oferecer um bom atendimento ao paciente é garantir a segurança das informações. Para isso, você pode contar com prontuários eletrônicos e um sistema de guarda de documentos em nuvem. 

Como a Green pode impactar na jornada do paciente?

A Green tem toda tecnologia necessária para você oferecer o melhor atendimento e serviço de saúde para o paciente. Tudo começa com a recepção digital. O serviço é rápido e o paciente não precisa ficar na fila. 

Depois, já em tratamento, as equipes de saúde têm acesso ao prontuário eletrônico. Com ele, o médico não perde tempo para iniciar o tratamento, sem falar na facilidade com o acompanhamento do paciente e a segurança das informações com os arquivos na nuvem.

Agora que você já sabe o que é a jornada do paciente e qual é a sua importância, poderá oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes, não é verdade? 

Baixe grátis o eBook! Fique em conformidade com a LGPD - Descubra o que muda com essa lei e como adequar a sua instituição. Clique aqui!

Blog

;