Como transformar a sua instituição de saúde com soluções paperless?

O conceito paperless trata da substituição do papel por processos tecnológicos mais eficientes e econômicos. Conheça, neste artigo, 6 benefícios da eliminação de papel.

Estima-se que de 1 a 3% das despesas de uma empresa são provenientes da utilização do papel e sua utilização, como a compra do próprio papel, aluguel de impressoras e atividades relacionadas. É um gasto que, se for avaliado com cautela, pode ser completamente evitado, pois há um grande leque de possibilidades tecnológicas para a substituição das impressões.

As soluções paperless surgiram para redesenhar a forma como as instituições de saúde operam. São inúmeras e fascinantes possibilidades para realizar uma transição do papel para o digital, com benefícios financeiros e operacionais para médicos e pacientes, desde a recepção, que já pode ser digital, passando pelo prontuário médico e o envio de resultados de exames completamente digitalizados.

Paperless, mais do que abandonar a utilização do papel, é também acolher um futuro mais eficiente, seguro e sustentável, realizando a transformação completa no modus operandi da instituição de saúde. 

 

Conheça agora 6 benefícios trazidos pela implementação do paperless em hospitais e clínicas:


1.Redução de Custos:


O primeiro e mais relevante benefício para justificar a substituição do papel por tecnologias é a redução de custos. Sem o papel, são eliminados os custos com papel, impressão e armazenamento físico, além de ser reduzido o tempo gasto em tarefas que podem exigir retrabalho ou até mesmo serem realizadas de forma errada. Dessa forma, o dinheiro investido pode ser realocado em investimentos que vão gerar novas possibilidades de negócio, a exemplo de novas tecnologias e treinamentos.


2. Eficiência Operacional:

A tecnologia é um grande aliado quando o assunto é a agilidade no fluxo de trabalho. A partir da redução da dependência de documentos físicos, os processos administrativos tornam-se mais rápidos e eficazes. O acesso às informações são mais velozes e assim o profissional de saúde pode acessar dados críticos instantaneamente, melhorando a tomada de decisões. 

Além disso, há automatização de processos burocráticos e fluxos de trabalho, gerando não só celeridade no processo mas liberando o tempo da equipe para tarefas mais estratégicas e também assistenciais, dando ao paciente mais atenção no seu tratamento.

Também é possível acessar instantaneamente registros médicos e informações do paciente e melhorar a coordenação entre departamentos e profissionais de saúde.


3. Qualidade do Atendimento:


Outro benefício extremamente relevante na adoção do paperless é a redução de erros associados aos registros em papel, especialmente no transporte do papel entre os departamentos e armazenamento há uma maior chance de perda ou extravio. O material digitalizado também facilita a comunicação entre os profissionais e aumenta a velocidade para acessar os históricos médicos, trazendo mais chances de decisões e diagnósticos mais precisos.


4. Acessibilidade e Mobilidade:


Quando a cultura paperless já está bem aceita e rodando bem na instituição de saúde, um benefício muito perceptível por toda a equipe é o acesso remoto aos registros médicos por profissionais autorizados. Dessa maneira, um paciente que precisa com urgência de qualquer apoio médico poderá ser atendido com a velocidade necessária, independentemente do local onde ele esteja. Este é um diferencial valioso, pois facilita o compartilhamento de informações em qualquer lugar, flexibilizando a prestação de cuidados de saúde fora do ambiente hospitalar.


5. Segurança de Dados:

Todas as tecnologias que contém a assinatura da Green Paperless têm o objetivo de assegurar a proteção aprimorada dos dados, reforçando medidas de segurança digital e protegendo informações sensíveis contra as ameaças físicas e digitais. Os sistemas digitais permitem um controle rigoroso sobre quem pode acessar e modificar dados, fortalecendo a conformidade com regulamentações de privacidade.


6. Experiência Aprimorada para Médicos e Pacientes:


O uso da tecnologia sem papel simplifica a troca de informações entre membros da equipe médica, promovendo uma colaboração mais eficaz, além de facilitar o agendamento das consultas online e reduzir o tempo de espera promovido pela eficiência dos processos.


Paperless: centralidade no paciente 


A transição para ser uma instituição de saúde paperless não é apenas uma adaptação às demandas tecnológicas, mas sim uma evolução fundamental na prestação de serviços de saúde. Ao investir em soluções sem papel, as instituições podem não apenas otimizar operações internas, mas também proporcionar uma experiência mais centrada no paciente. 


Com registros digitais, os profissionais de saúde têm acesso instantâneo aos históricos médicos, resultados de exames, prescrições e outras informações relevantes do paciente, permitindo uma tomada de decisão mais rápida, informada e personalizada. Podem personalizar os planos de tratamento com base em informações específicas, considerando as necessidades individuais de cada paciente.


Portais online e aplicativos permitem que os pacientes acessem seus próprios registros médicos, resultados de exames e informações sobre o tratamento, capacitando os pacientes a uma participação mais ativa em sua própria saúde e facilitando a compreensão das informações relacionadas ao seu tratamento.


Dados interessantes sobre… Dados.

-Gestores gastam cerca de quatro semanas por ano procurando informações - dados da ABGD
 -A cada 12 segundos um documento é perdido nas empresas - dados da ABGD
-O consumo de papel no Brasil é de cerca de 50 kg por habitante/ano - dados da PwC
-Aproximadamente 3% do lucro das empresas é destinado a papel, impressão, armazenamento e manutenção de documentos - dados do Gartner. 
-50% dos desperdícios das empresas são em papel - Gartner
-90% das informações de uma empresa estão em documentos - Gartnet

;