Como se tornar uma empresa verde?

Aqui neste blogpost vamos explorar como se tornar uma empresa verde e quais os benefícios da adoção de uma cultura paperless para sua instituição, incluindo as vantagens financeiras.

Como se tornar uma empresa verde?

Empresas verdes, também conhecidas como empresas sustentáveis ou ecológicas, são aquelas que assumem um compromisso com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social. Elas incorporam práticas sustentáveis em suas operações, buscando minimizar o impacto negativo de suas atividades no planeta e na sociedade.

Os benefícios de se tornar uma empresa verde são diversos e abrangentes, impactando positivamente principalmente o negócio, mas também o meio ambiente e a sociedade. Podemos destacar como o benefício mais relevante a redução de custos, que engloba contas de energia, água, materiais e descarte de resíduos.

Um estudo da Harvard Business School descobriu que empresas com práticas de sustentabilidade mais fortes têm um desempenho financeiro superior. Outro estudo, realizado pela Greenpeace, identificou que as empresas verdes brasileiras apresentaram um crescimento médio de 12% em 2021, enquanto o PIB nacional cresceu apenas 3%.

Ser uma empresa sustentável também:

  • Melhora da imagem da empresa

  • Aumenta a produtividade e engajamento dos funcionários

  • Reduz de riscos de multas, sanções e processos legais

  • Contribui para um futuro mais sustentável

Como se tornar uma empresa verde?

A jornada para se tornar uma empresa verde é um processo contínuo que exige compromisso e planejamento antecipado, pois vai requerer muitas mudanças e estudos. Algumas das principais etapas para iniciar essa transformação incluem:

  1. Analisar outras empresas e ações de instituições da mesma área para entender quais podem ser inseridas dentro do contexto do propósito institucional

  2. A empresa deve realizar uma avaliação completa de seus impactos ambientais para identificar áreas de melhoria

  3. Criar um plano de transição para a cultura verde, englobando treinamentos, campanhas de conscientização e programas de incentivo

  4. Com base na avaliação dos impactos, a empresa deve definir metas e objetivos realistas, para reduzir seu impacto ambiental

  5. Capacitar profissionais da equipe para liderar a execução das primeiras mudanças e acompanhar os resultados.

Existem diversas ações sustentáveis que podem ser implementadas por empresas, como:

  • Redução do consumo de energia e água

  • Separação de reciclagem de resíduos

  • Utilização de materiais reciclados e biodegradáveis

  • Adoção de práticas de transporte sustentável

  • Implementação de programas de responsabilidade social

  • Implantação de fontes de energia renováveis como a energia solar

A cultura paperless como caminho para a sustentabilidade

A cultura paperless se encaixa perfeitamente no contexto de empresas verdes para reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade. 

Ao digitalizar documentos e processos, as empresas podem diminuir o consumo de papel, água e energia, além de emissões de gases do efeito estufa. Assim, as empresas eliminam a necessidade de comprar, imprimir e armazenar documentos em papel, reduzindo significativamente esses impactos negativos.

Também é possível diminuir o uso de espaços destinados anteriormente aos arquivos físicos que exigiam a construção de salas, estantes e a compra de móveis para armazená-los. O paperless libera esse espaço físico que pode ser utilizado para outros fins.

Um ponto a favor da segurança dos dados, é que os documentos digitais são facilmente organizados, indexados e pesquisados, o que aumenta a produtividade e a eficiência dos colaboradores, diminuindo o tempo gasto em pesquisas e evitando perdas de informação. A segurança da informação é garantida com backups regulares, controle de acesso e criptografia, protegendo dados confidenciais contra acessos não autorizados.

Além disso, manter a cultura sem papel também facilita a colaboração entre equipes e departamentos, apoia a redução de custos com materiais de escritório como toners, tintas, pastas, grampos e outros itens utilizados para lidar com documentos físicos. 

Exemplos de como a redução de papel pode ser aplicada nas empresas:

  • Digitalização de documentos para contratos, notas fiscais, recibos, relatórios, manuais

  • Assinatura eletrônica para contratos, documentos fiscais

  • Armazenamento em nuvem

  • Fluxos de trabalho digitais com aprovações, solicitações

Tornar-se uma empresa verde é uma jornada que requer um bom preparo e estudo, mas também extremamente recompensadora, pois, ao adotar práticas sustentáveis, as empresas podem reduzir custos, melhorar sua imagem, aumentar a produtividade e contribuir para um futuro mais sustentável.

Para mais informações complementares, acesse este material do Sebrae

Clique aqui

;