Como implementar o conceito digital first na saúde?
Conheça neste artigo o conceito inovador de Digital First na saúde e siga 5 passos para obter sucesso na jornada com o paciente
Conheça o Digital First na saúde e saiba como aplicar em seu hospital
O futuro da saúde já chegou e está estabelecido em diversos países do mundo agora. Um dos conceitos que tem sido aplicado em hospitais que tem em seu DNA uma gestão inovadora é o Digital First na saúde. Mais que uma tendência, o conceito propõe uma completa reestruturação da experiência do paciente, colocando o digital no centro da jornada de cuidado.
Neste artigo de blog, vamos te explicar o que é exatamente o Digital First na saúde e ensinar você a se aprofundar no conceito, com um guia prático de 5 passos para implementar essa abordagem em seu hospital. Prepare-se para:
Digital First na Saúde: uma mudança de mentalidade
Quando falamos em Digital, a primeira ideia que é representada é sobre mudar a estruturação do hospital para que ele se torne digital. Mas, o conceito vai além disso, pois coloca principalmente o paciente no centro de todas as decisões e utiliza a tecnologia para enriquecer a experiência em todos os pontos de contato com o hospital.
Por exemplo:
- Agendamentos e consultas acontecem online, com agilidade e praticidade, reduzindo filas e otimizando o tempo de médicos e pacientes.
- Prontuários eletrônicos garantem acesso imediato e seguro a informações, facilitando o diagnóstico e a tomada de decisões.
- Canais de comunicação digitais permitem que pacientes tirem dúvidas, recebam orientações e acompanhem seu tratamento de forma personalizada.
- Telemedicina expande o acesso à saúde, conectando especialistas a pacientes em áreas remotas ou com mobilidade reduzida.
- Dados e análises geram insights valiosos para aprimorar a qualidade do atendimento, a gestão de recursos e a experiência do paciente.
Não é apenas sobre implementar uma recepção digital, por exemplo. É fazer isso objetivando melhorar e acelerar o atendimento, com foco em um atendimento de excelência.
Os resultados esperados quando há o Digital First implementado são o aumento da satisfação do paciente, trazendo maior comodidade, agilidade e acesso à informação, garantindo uma experiência mais positiva e personalizada. E mais:
- Melhoria da eficiência operacional: redução de custos, otimização de processos e aumento da produtividade da equipe médica e administrativa.
- Fortalecimento da fidelização: pacientes engajados com a experiência digital se tornam defensores da marca e retornam com mais frequência.
- Aprimoramento da tomada de decisões: dados precisos e análises aprofundadas permitem decisões estratégicas mais assertivas.
- Expansão do alcance: telemedicina e canais digitais facilitam o acesso à saúde para pacientes em diferentes localidades.
- Reforço da reputação da instituição: um hospital inovador e tecnológico atrai novos pacientes e se destaca no mercado.
Implemente o Digital First em 5 passos
Transformar seu hospital com Digital First exige planejamento, investimento e comprometimento. Mas, os resultados serão excelentes para a sua gestão. Siga este guia prático para trilhar o caminho do sucesso:
Passo 1: Avaliação e Diagnóstico
Neste ponto, é preciso analisar e mapear os pontos de contato do paciente com o hospital, identificar os processos manuais e as tecnologias já existentes, diagnosticar os desafios, definindo gargalos e oportunidades para aprimorar a experiência do paciente e a eficiência operacional e, por fim, estabelecer metas mensuráveis.
Passo 2: Planejamento e Estratégia
Aqui, é preciso elaborar um plano estratégico, com a definição das tecnologias a serem adotadas, os prazos de implementação e os recursos necessários. Também vale capacitar e envolver os profissionais de saúde na mudança cultural e na utilização das novas ferramentas digitais. Por fim, informe a pacientes, familiares e comunidade sobre as mudanças e os benefícios do Digital First.
Passo 3: Implementação e Monitoramento
Neste terceiro momento, cabe escolher a tecnologia a ser implementada, como softwares e hardwares compatíveis com as necessidades escaladas. Quais entre estes pontos seriam importantes para a sua instituição melhorar o relacionamento com o paciente?
- Sistemas de Prontuário Eletrônico
- Agendamento online
- Telemedicina
- Portais do paciente
- Soluções de análise de dados
- Soluções em nuvem
Dica de especialista: realize testes antes da implementação em larga escala, para garantir o bom funcionamento das novas tecnologias e identificar possíveis falhas.
Um dos desafios na mudança de paradigma em qualquer gestão é a adesão dos colaboradores e pacientes, por isso, é importante uma comunicação consistente sobre o assunto e treinamentos adequados. Para dirimir essas questões, realize treinamentos, crie materiais, disponibilize suporte.
Já para o monitoramento e avaliação, é preciso estabelecer indicadores de acompanhamento para medir o impacto das novas tecnologias na experiência do paciente, na eficiência operacional e na qualidade do atendimento.
Passo 4: Otimização e Aprimoramento
Embora já esteja tudo rodando, é importante ouvir os pacientes e a equipe para identificar oportunidades de melhoria nas ferramentas e processos digitais. Você pode utilizar dados gerados pelas ferramentas digitais para otimizar a experiência do paciente, a eficiência operacional e a tomada de decisões e buscar novas tecnologias e soluções para aprimorar continuamente o modelo Digital First do seu hospital.
Passo 5: Consolidando a Cultura Digital First
Aqui a gestão deve permanecer sempre atenta, defendendo e repensando a cultura Digital First, para implementar melhorias sempre que houver oportunidade de incrementar positivamente a jornada do paciente. Use, pesquise, incentive.
O futuro da saúde é digital
Ao implementar o Digital First, seu hospital estará pronto para colher os frutos de uma transformação profunda, com foco no paciente, e com vários benefícios:
- Aumento da precisão dos diagnósticos, redução de erros médicos e maior eficiência nos processos de cuidado.
- Otimização da gestão de recursos, diminuição de retrabalho e custos administrativos.
- Maior fidelização de pacientes, expansão do alcance dos serviços e aumento da capacidade de captação de novos clientes.
- Reconhecimento como um hospital inovador, tecnológico e comprometido com a qualidade do atendimento.
Digital First é uma necessidade para os hospitais que querem se destacar no mercado e oferecer a melhor experiência possível aos seus pacientes. Ao seguir os nossos passos, você estará no caminho mais seguro para transformar seu hospital em um modelo de sucesso na era digital da saúde.