Como as tecnologias paperless apoiam a gestão estratégica do ciclo de vida dos pacientes?

Neste artigo vamos tecer as informações sobre o ciclo de vida dos pacientes e como as soluções Green entram em cada fase da jornada

Gerir os fluxos do paciente é um termo que diz respeito aos cuidados administrativos e assistenciais, desde o momento da chegada no atendimento até sua saída, em um contexto humanizado em que é iniciado o relacionamento. Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já passamos pela experiência hospitalar e sabemos que pode haver insegurança, medo e incertezas. Quanto mais acolhidos tivermos e mais rápido for o atendimento, mais eficiente será o tratamento. 

Nesse sentido, que ações a gestão hospitalar pode executar para que o paciente sinta segurança e confiança em relação ao serviço que está recebendo? Como pode facilitar os processos, demarcando o atendimento com soluções eficientes? E por fim, como as tecnologias paperless apoiam o ciclo de vida dos pacientes e ainda induzem a economia de recursos?

Levando em consideração a importância do assunto, preparamos para você um artigo sobre qual a importância da gestão de pacientes e como a tecnologia paperless pode ser uma ótima ferramenta no processo da melhoria hospitalar.

O que é gestão de pacientes?

A gestão estratégica do ciclo de vida dos pacientes é uma abordagem que visa a otimizar o relacionamento entre os pacientes e os sistemas de saúde, baseada nas necessidades e expectativas deles ao longo do ciclo de vida do atendimento, desde a prevenção até a reabilitação.

Como objetivo, intenciona melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, aumentar a satisfação dos pacientes e reduzir os custos. Para isso, ela envolve uma série de atividades, como:

  • Gestão da informação: coleta, análise e utilização de informações sobre os pacientes para melhorar a tomada de decisão.
  • Planejamento e coordenação de serviços: garantia de que os pacientes recebam os serviços de que precisam, quando precisam e no local certo.
  • Educação e apoio ao paciente: fornecimento de informações e recursos para ajudar os pacientes a tomar decisões informadas sobre sua saúde.

Esta abordagem pode servir diversos sistemas de saúde, incluindo hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde e governos, com vantagens importantes, uma vez que melhora a qualidade do cuidado final, aumenta a satisfação e reduz custos.

Por exemplo, com introdução da cultura paperless e o foco gerencial centrado no paciente, é possível elevar o nível da qualidade do atendimento assistencial e reduzir custos operacionais. As tecnologias existentes apoiam a gestão hospitalar otimizando o fluxo das tarefas, uma delas é o paperless, que melhora o acesso aos dados e aponta economia de recursos.

Benefícios tangíveis com o paperless

Melhoria na precisão dos registros

Os registros paperless são mais precisos que os registros em papel, uma vez que os dados são digitalizados e armazenados em um sistema central, que torna mais fácil o acesso seguro e o compartilhamento de informações, o que pode reduzir erros médicos. Um estudo da Harvard Medical School descobriu, por exemplo, que os hospitais que usam EHRs (sigla em inglês para Electronic Health Record) tiveram uma redução de 80% nos erros de medicação.

Economia de tempo e recursos

Com as tecnologias paperless, as tarefas administrativas podem ser automatizadas, liberando tempo para os profissionais de saúde se concentrarem nos cuidados ao paciente. Um estudo do Kaiser Permanente descobriu que os hospitais que usam EHRs tiveram uma redução de 25% no tempo gasto com tarefas administrativas.

Uma tecnologia Green para cada fase do ciclo de vida do paciente

Os recursos tecnológicos já estão presentes no dia a dia de empresas dos mais diversos ramos e contar com soluções inovadoras é essencial para otimizar resultados. No ciclo de vida do paciente, é possível inserir diversas tecnologias em cada fase. Confira como a Green pode fazer a diferença em cada uma delas.

Recepção

Na hora em que chega na instituição de saúde, o paciente pode dar entrada com a solução Recepção Digital, que consiste em capturar todos os documentos trazidos pelo paciente e indexar as principais informações do documento, integrando-se totalmente com o HIS da unidade de saúde, tornando tudo mais rápido e seguro. 

Para validar, basta utilizar a Assinatura Biométrica, que nada mais é que assinatura tecnológica no tablet em documentos gerados na recepção pela instituição, como guias, termos e contratos certificados digitalmente e com validade jurídica.

Atendimento

Durante o atendimento, a Green também criou a solução do Prontuário Digital, com uma infraestrutura 100% na nuvem e integrada ao HIS, facilitando o acesso e melhorando a acessibilidade e a segurança dos dados.

Case: Hospital 9 de Julho utiliza saúde sem papel

As tecnologias paperless continuam a evoluir e se tornarão ainda mais importantes para a gestão de pacientes no futuro. Com as soluções da Green, o Hospital 9 de Julho mudou totalmente sua forma de trabalhar e aproveitou os benefícios da saúde sem papel

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