Automatização de processos otimiza a experiência do paciente

Além de melhorar o fluxo de trabalho dentro das instituições de saúde, o uso de soluções automatizadas traz mais segurança aos dados e torna o tempo dedicado ao atendimento humanizado maior.

Em um cenário totalmente vinculado à digitalização, a boa experiência do paciente (XP) se tornou um dos principais diferenciais para as instituições de saúde. A automação de processos, através de soluções de imersão digital, vem como uma aliada na construção de uma jornada alinhada com a boa experiência do paciente. O foco das melhorias é um atendimento completamente humanizado às pessoas.

O assunto tem tópicos diversos e já vamos falar melhor de todos eles, incluindo a automação dos processos. Mas, como ponto de partida e para enriquecer ainda mais este artigo, vamos começar com um review sobre a experiência do paciente e as boas práticas hospitalares.


O que é a experiência do paciente?


Tudo que envolve a jornada do paciente, desde o momento em que ele marca uma consulta até o momento de ir para casa, tem a ver com a experiência do paciente, que vai além da “satisfação do cliente”. 


Esta jornada envolve muitos aspectos como a eficiência (agilidade na recepção, menor tempo de espera para atendimento), comunicação clara (informações precisas e acessíveis), tratamento humanizado e personalizado, ambiente seguro e confiável e uso de ferramentas digitais para facilitar o acesso à informação e aos serviços.


Conheça boas práticas para uma melhor experiência do paciente:

  • O paciente deve estar no centro de todas as decisões, sendo entendido em suas necessidades e expectativas;
  • Considere todos os aspectos da jornada do paciente;
  • Invista em treinamento para capacitar os profissionais para oferecer um atendimento humanizado;
  • Utilize a tecnologia de forma estratégica para otimizar processos e facilitar o acesso à informação;
  • Colete feedbacks: é importante ouvir os pacientes e buscar melhorias contínuas.

 

Tecnologia como aliada na experiência do paciente


Soluções como prontuários eletrônicos, agendamento online, chatbots e portais do paciente facilitam o acesso à informação, agilizam processos e liberam os profissionais para se dedicarem ao cuidado humanizado.


Imagine que você é o paciente que chega numa emergência hospitalar, com dores agudas, e já começa seu contato com a instituição recebendo um atendimento olho no olho, com a recepção toda digital, assinatura biométrica, bem mais rápido que o usual, e logo é atendido. A sua experiência individual, associada a processos mais organizados, bem estruturados e precisos, se tornará positiva e isso impacta diretamente em um melhor resultado de saúde. 


A otimização do tempo de internamento está diretamente relacionada à qualidade do cuidado assistencial, ou seja, automatizar processos contribui para:

  • Redução do tempo de espera: agendamento online, check-in automatizado e resultados de exames online;
  • Melhoria na comunicação: portais do paciente, chatbots e teleconsultas;
  • Diminuição de erros médicos: prontuários eletrônicos integrados e sistemas de prescrição eletrônica;
  • Liberação de leitos: otimização da gestão de leitos e fluxos de pacientes.

 

Pesquisas associam o bom atendimento a menor tempo de internamento


O estudo "A Influência da Humanização no Tempo de Internação Hospitalar", publicado na Revista Brasileira de Enfermagem, analisou a relação entre a humanização do atendimento e o tempo de internação de pacientes em um hospital público brasileiro. Os resultados indicaram que os pacientes que receberam um atendimento mais humanizado apresentaram um tempo de internação significativamente menor do que aqueles que não o receberam.


Outro estudo, "Impacto da Qualidade da Comunicação na Satisfação dos Pacientes e no Tempo de Internação Hospitalar", publicado na Revista Brasileira de Administração em Saúde, avaliou o impacto da qualidade da comunicação entre profissionais de saúde e pacientes na satisfação dos pacientes e no tempo de internação. O estudo concluiu que a boa comunicação está associada a uma maior satisfação dos pacientes e a um menor tempo de internação.


Além desses estudos, mais artigos foram publicados ao longo dos últimos anos, deixando claro que uma comunicação clara e rápida, e redução da burocracia, podem ser fatores cruciais para a resolução dos problemas do paciente e do médico, tornando o foco de todo o cuidado a assistência médica rápida e assertiva. Desde que seja feita estrategicamente, a automação facilita os fluxos de todas as pontas e informações.

 

Soluções Green para automação


A Green Paperless oferece um portfólio completo de soluções para automação de processos na saúde, com foco na otimização da experiência do paciente. Entre elas:


Ao investir em automação de processos com a Green, as instituições de saúde garantem uma experiência bem mais impactante para seus pacientes, otimizando o tempo dos profissionais, aumentando a segurança e a qualidade do cuidado assistencial.


A automação de processos, aliada à cultura de humanização e à tecnologia, é um caminho seguro para construir uma experiência do paciente positiva. Utilizar estratégias digitais traz soluções inovadoras e personalizadas para otimizar os fluxos e garantir a excelência do cuidado assistencial.

;