Assinatura digital para clínicas e hospitais: otimização, segurança e agilidade

Com soluções digitais de assinatura digital, é possível capturar pelo tablet a aceleração, pressão e ritmo da assinatura. Confira todos os benefícios neste artigo.

A burocracia e o tempo perdido na recepção de hospitais e clínicas gera a impressão de uma má gestão hospitalar. Levando em consideração que a inovação pode trazer soluções interessantes para essas instituições, é preciso pensar em otimizar o tempo dos pacientes e trazer mais organização e segurança de dados.

Nesse contexto, a assinatura digital surge como uma ferramenta importante para clínicas e hospitais, impulsionando a modernização do setor e construindo a base para uma saúde focada em boa assistência.

 

Agora, vamos entender melhor do que trata a assinatura digital?

A assinatura digital é uma ferramenta que permite autenticar documentos eletrônicos de forma segura e confiável, substituindo a tradicional assinatura feita à mão. Com criptografia e certificados digitais, garante-se a integridade, autenticidade e não negativa dos documentos assinados, trazendo a eles o mesmo valor legal das assinaturas em papel.

Com soluções digitais de assinatura, é possível capturar não somente o desenho, mas também a aceleração, pressão, velocidade, movimento e ritmo da assinatura. Isso já existe e está em uso nos mais diversos hospitais que optaram pela utilização de um tablet diferenciado que também captura a geolocalização no momento da assinatura.

Todos esses dados são gerados e enviados para a nuvem, jogando as informações para dentro do documento, com validade jurídica e é extremamente segura e eficiente. Ao entrar no hospital, por exemplo, seu paciente pode assinar a guia digitalmente, que já é enviada ao plano de saúde para liberação, e tudo fica em um sistema com fácil acesso.  

Dessa forma, grande parte da burocracia é eliminada e ainda é possível que as assinaturas se integrem a qualquer software de gestão, como o Soul MV.

Explicado o que é a assinatura digital, partimos agora para os benefícios de implementar esta solução na sua clínica. 

A assinatura digital elimina a necessidade de impressão, assinatura física e armazenamento de documentos em papel, otimizando significativamente o fluxo de trabalho nas clínicas e hospitais. Além disso, a criptografia garante a proteção dos dados contra fraudes e adulterações, assegurando a confidencialidade das informações dos pacientes e a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Também podemos citar como benefício a rápida assinatura e envio de documentos, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e agilizando o atendimento o que, no final das contas, reduz custos de impressão, armazenamento e envio de documentos físicos

Também podem se beneficiar da assinatura digital as instituições que atuam com prontuários digitais, prescrições médicas eletrônicas, exames, laudos, internações e também telemedicina. Ou seja, aqueles hospitais que tendem a se digitalizar precisam da assinatura digital para ter um workflow redondo.

Por que investir em assinatura digital para sua clínica ou hospital?

A adoção da assinatura digital representa um investimento estratégico para o futuro da sua clínica ou hospital. Além dos benefícios mencionados anteriormente, a assinatura digital contribui para melhorar a qualidade do atendimento e levar a uma melhor experiência para os pacientes.

No que tange à gestão hospitalar, a equipe médica e administrativa pode dedicar mais tempo ao cuidado humanizado aos pacientes e menos tempo a tarefas administrativas, fortalecendo o relacionamento entre as pessoas.

Como funciona a assinatura biométrica da Green?

A Green oferece uma solução completa de assinatura digital com tecnologia biométrica, que garante ainda mais segurança e confiabilidade para os processos da sua clínica ou hospital. 

A assinatura biométrica é uma ferramenta que traz segurança e agilidade para a modernização das clínicas e hospitais, impulsionando a otimização de processos, a segurança da informação e a agilidade no atendimento aos pacientes. 

;