O que é certificado digital e como ele impacta na guarda de documentos?
O certificado digital foi criado para tornar as transações eletrônicas mais seguras. Ele tem validade jurídica e é considerado uma assinatura digital. Entretanto, se você tem dúvidas sobre essa tecnologia, continue com a gente.
Neste artigo, você vai entender o que é certificado digital, porque ele é tão importante e como ele impacta na guarda dos documentos. Também apresentemos algumas soluções da Green em relação a essa tecnologia. Acompanhe!
O que é certificado digital?
O certificado digital é baseado em uma tecnologia que utiliza a criptografia de dados. Ele garante a integridade e a autenticidade das informações eletrônicas e identifica empresas e pessoas no mundo virtual. Em 2001, a certificação digital foi criada pela medida provisória nº 2.200 – 02. Desde então, ela faz parte do dia a dia de empresas e pessoas. No entanto, muita gente ainda não sabe as utilidades e os benefícios do certificado digital.
Para você entender o quanto essa tecnologia é importante, saiba que os documentos com certificado digital têm validade jurídica. Além disso, a certificação digital deve ser gerada e assinada pela Autoridade Certificadora, órgão que cria e gerencia esse tipo de documento.
Por que a certificação digital é importante?
Ela identifica pessoas e empresas
No meio eletrônico, o certificado digital identifica pessoas e empresas. Não é a toa que ele é considerado um RG Digital. Portanto, tudo que você assinar ou fizer via Certificado Digital terá validade jurídica assegurada pela legislação. Vale ressaltar que o documento só será emitido por Autoridades Certificadoras credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Ele garante mobilidade
Com o certificado digital você formaliza negócios a longa distância. Hospitais, clínicas médicas ou até mesmo Operadoras podem fechar negócios com fornecedores do Brasil e até mesmo de outros países. Para isso, basta acessar a plataforma da empresa que presta serviços de certificação digital e assinar os documentos via celular, computador ou tablet.
Ele agiliza e oferece praticidade na hora de executar tarefas
O trabalho de assinar e gerir documentos é otimizado com o Certificado Digital. Com isso, você tem maior rapidez e segurança. Assim, os negócios são formalizados a qualquer hora e lugar, e seus usuários têm mobilidade.
Como o certificado digital impacta na guarda de documentos?
Com o certificado digital não há com o que se preocupar em guardar papéis. Tudo que é feito pode ser armazenado no computador, em mídias criptográficas Token ou Cartão e no servidor com Certificado Digital SSL.
Também pode ser armazenado em um hardware adquirido no formato de uma placa ou aplicado em um servidor lacrado. Assim, dá para armazenar vários certificados digitais. Também pode salvar documentos na nuvem ou em qualquer dispositivo móvel. Outra facilidade é que não precisa instalar drivers.
Que soluções a Green oferece?
Além da digitalização dos documentos físicos e repositório único de documentos, a Green oferece a digitalização de notas fiscais. Você também consegue informatizar a área de recursos humanos com o RH Digital.
Ele possibilita digitalizar os documentos dos colaboradores e você conta com a assinatura digital, conforme a Lei 12.682. Outro benefício é a captura via web dos documentos referente à movimentação mensal dos seus funcionários, a segurança no acesso às pastas e a visualização de cada uma delas com chamada integrada ao software do RH.
Agora que você aprendeu o que é o certificado digital e como ele impacta na guarda de documentos, que tal implantar um na sua clínica ou instituição médica? Agilize seus processos e digitalize todos os seus documentos!