Conheça as melhores práticas para gestão de equipe hospitalar

Para que a instituição de saúde seja um sucesso entre pacientes e colaboradores é necessário ter uma boa gestão de equipe. Em todo o hospital, vemos que o desempenho das equipes de saúde determina a eficiência do atendimento.

No entanto, quais são as melhores práticas para a gestão hospitalar? Neste post, você descobrirá que pequenas atitudes e uma boa gestão de equipe tornam os serviços de saúde mais precisos, contínuos e de qualidade. 

Portanto, se o assunto te interessou, continue com a gente e leia até o final o nosso artigo! 

O que é gestão de equipe hospitalar? 

A gestão de equipe hospitalar é o trabalho realizado por um profissional que garante mais efetividade nos serviços. Com a ajuda da gestão de equipe, o paciente se sente seguro e todos os processos da instituição de saúde funcionam com eficiência.

Isso acontece porque o trabalho realizado com a gestão de equipe é constante e traz soluções viáveis e boas práticas para a instituição de saúde. Ele também incentiva os colaboradores da instituição a trabalharem melhor a organização de processos e a própria gestão hospitalar.

Qual a importância da gestão de equipe hospitalar? 

O trabalho de liderança e gestão de equipe é feito por um profissional apto a organizar, gerenciar e planejar os diferentes tipos de instituições médicas que podem ser hospitais, casas de repouso e clínicas. Portanto, é função da gestão avaliar o potencial da equipe de saúde e atribuir tarefas de forma organizada para resolver os problemas da instituição. 

Entretanto, uma das principais atividades do gestor hospitalar é escalar a quantidade de funcionários nos turnos. Assim, a gestão de equipe é importante para o funcionamento da instituição de saúde e por isso, deve sempre estar a postos. Além disso, o investimento em novas tecnologias, como a aquisição de um software de gestão também é uma demanda dos hospitais e que precisa de atenção do gestor de equipe hospitalar. 

Outro trabalho do profissional é gerenciar os estoques de materiais e medicamentos para não faltar nada, certificar e organizar os ambientes de saúde. 

Portanto, no geral, dizemos que a gestão de equipe hospitalar controla horizontalmente e holística todas as atividades ligadas à segurança e bem estar dos pacientes. Ela também evita transtornos em áreas técnicas, administrativas e assistenciais dos hospitais e demais instituições. No entanto, para que o trabalho seja um sucesso, é necessário que o gestor de equipe hospitalar seja um verdadeiro empreendedor, saiba o que significa administrar uma instituição de saúde e seja organizado. 

Também é importante cuidar da equipe médica e formar uma boa equipe multidisciplinar hospitalar para atender as demandas.

Quais as melhores práticas para aplicar no dia a dia? 

Tenha uma comunicação transparente 

Um bom gestor de equipe hospitalar deve saber se comunicar transparentemente, pois desta forma ele terá resultados positivos. Além disso, o colaborador ficará mais à vontade para fazer as perguntas que desejar para entender os projetos propostos pela instituição. 

Portanto, na gestão hospitalar, é importante otimizar o processo de comunicação. Para isso, o gestor deve criar painéis de informação e permitir que os colaboradores encontrem o que precisam para executar o trabalho. Também é importante fazer reuniões de análise e cronogramas para envio e recepção de informação. Desta maneira, todo mundo pode se organizar para os momentos mais importantes do processo.

 
Conceda feedback

Outro detalhe importante é quanto ao feedback. Converse com os colaboradores e dê feedback. Para isso, reúna todos os membros da equipe e ofereça uma avaliação completa sobre o rendimento, reconhecendo as conquistas e incentivando os resultados. 

Com delicadeza, aponte o que é necessário melhorar e não se esqueça que todo mundo precisa de um norte e esses feedbacks são essenciais para que os colaboradores reflitam e adéquem a sua postura.

 

Trabalhe a organização 

Uma equipe de trabalho só funcionará como se deve se você trabalhar com organização. Portanto, conheça quais os pontos altos de cada colaborador, veja quem trabalha melhor sob pressão e entregue o que você pede. 

A partir dessas informações, delegue. Em seguida, selecione e distribua as tarefas adequadas. Proponha um bom diálogo entre os colaboradores e confie nos resultados. Não se esqueça de que o hospital precisa de uma estrutura fechada em si, autossuficiente, coerente e sólida.

 

Motive os colaboradores 

A motivação influencia na produtividade das pessoas. Portanto, motive a sua equipe, pois o dia a dia dos profissionais deve ser de estímulo para que eles sejam engajados. 

Outra estratégia que você deve pensar é fazer com que as pessoas tenham orgulho de pertencer à instituição de saúde. Para isso, faça reuniões colaborativas onde a cultura organizacional é discutida e os projetos sejam apresentados claramente e dinâmica.

 

Conquiste a confiança dos profissionais

Os colaboradores que confiam em seus gestores dividem uma maior quantidade de ideias e informações. Portanto, contribua com o time de profissionais e veja que as pessoas são dignas dessa confiança. Identifique as habilidades para identificar as habilidades de cada colaborador, passe um tempo com ele. Isso te ajudará a compreender as preferências dos profissionais e quais atividades eles gostam de fazer.

Pois, quando você identifica as habilidades e delega os trabalhos de maneira correta, você gera resultados e impactos positivos na organização.

 

Faça avaliações constantes 

É importante realizar avaliações constantes para identificar os pontos positivos e efetivos, o desempenho das equipes e a contribuição de cada colaborador. Além disso, há indicadores que promovem um entendimento mais completo e que permite a organização e aplicação das melhores medidas para manter a evolução. 

Portanto, o papel da gestão de equipes mantém os colaboradores motivados e produtivos. Por isso, não deixe de colocar as ações apresentadas em prática e, dessa forma, evitará erros que prejudicam os objetivos da instituição de saúde.

 

Como contar com soluções parceiras para a gestão hospitalar? 

Para contar com parceiros para a gestão hospitalar, você deve procurar por empresas que realmente entendam do assunto. Uma  dica é a Green, com as melhores soluções tecnológicas para os setores administrativo, clínico, pessoal e financeiro de hospitais, clínicas médicas e operadoras de planos de saúde. Entre os principais benefícios da Green, podemos citar: 

  • Serviço de qualidade aos pacientes;
  • Aumento da produtividade dos profissionais das instituições de saúde;
  • Redução de custos;
  • Segurança e disponibilidade das informações;
  • Otimização do espaço físico;
  • Melhoria dos processos;
  • Retorno positivo do investimento.

Como você viu neste post, há várias maneiras de trabalhar a gestão de equipe hospitalar. No entanto, não se esqueça que para ter realmente resultado em relação à gestão de saúde é necessário contar com soluções tecnológicas para agilizar o seu trabalho e o das equipes. 

Blog

;