Como é feita a auditoria digital?
A auditoria digital é um procedimento seguro que usa arquivos digitais. Neste post, você vai aprender um pouco sobre esse tema. Ficou interessado? Acompanhe a leitura!
A auditoria digital é um procedimento seguro que usa arquivos digitais. Por meio desses documentos, você confere e cruza os dados para encontrar alterações indevidas. Caso ache algo de errado, ela te ajuda a melhorar os resultados antes de fechar a conta do paciente. Mas como é feita a auditoria digital?
Neste post, você aprenderá um pouco sobre esse tema. Ficou interessado? Acompanhe a leitura!
Quando acontece a auditoria?
Se você já se perguntou como é feita a auditoria, saiba que ela acontece quando os convênios mandam seus auditores fazerem uma análise com o hospital, em relação às contas do paciente. A instituição entrega a conta com as informações sobre o tratamento do paciente, com tudo que foi gasto e o auditor externo analisa e verifica quais os itens que ele concorda ou não em pagar.
Com essa avaliação, você não terá problemas com a conta e nem glosa futura, ou seja, as contas serão mais limpas e, assim, poderão ser enviadas para a operadora do plano de saúde do paciente, para que seja efetuado o pagamento.
Qual é a importância da auditoria digital?
A auditoria digital é muito importante para a Unidade Hospitalar, pois você não terá preocupação com contas rabiscadas a caneta e uso de papéis. Toda a auditoria é feita através de um portal, onde o auditor tem um login e senha para ter acesso às contas auditáveis e as que ainda precisam auditar.
Como é feita a auditoria digital?
Confira como fazer uma boa auditoria digital:
Elimine o papel
O primeiro passo para quem deseja saber como é feita a auditoria digital é eliminar o uso do papel. Contrate uma empresa especializada que possa oferecer uma solução inteligente e criar um portal com login e senha, para que você tenha acesso a todas as contas auditáveis.
Cheque os dados
Ao logar no portal, abra a conta que precisa ser auditada e cheque os dados. Veja se eles batem com os procedimentos que foram contratados, com a operadora do plano de saúde do paciente. Caso esteja tudo certo, encaminhe as informações para o convênio de saúde.
Altere o que precisar
Ainda no portal da auditoria digital, altere tudo que precisar. Caso tenha informações conflitantes, resolva. Assim você evitará qualquer tipo de retrabalho ou futuros problemas.
Tenha uma conta limpa
Se antes os convênios precisavam de papel e caneta para auditar as contas do paciente, hoje, com a auditoria digital isso não é mais necessário. Como dissemos por aqui, você faz tudo em um portal. Com isso, você tem uma conta do paciente mais limpa e sem erros.
E então, agora que você aprendeu como é feita a auditoria digital, você já sabe o quanto ela é vantajosa para a unidade hospitalar, não é verdade? Com a auditoria digital, você evita o acúmulo de papéis, gastos com espaços e canetas e, o mais importante, repassa ao convênio do paciente uma conta mais limpa e organizada, o que te livra de problemas.